Notícias

Guarulhos é a terceira do Estado em empreendedores individuais

Guarulhos, 07 de abril de 2010

Guarulhos ostenta a terceira posição no Estado de São Paulo entre os municípios que mais formalizou trabalhadores por meio do Programa Microempreendedor Individual (MEI). Um levantamento feito pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) revelou que até o final de março a cidade contava com 1.336 formalizações. A Capital paulista ficou na primeira posição com 10.659 registros.

Mesmo apresentando bom posicionamento, a cidade ficou atrás de Campinas que teve 1.700 registros, uma diferença em termos percentuais da ordem de 27,25%. No entanto, Guarulhos é a melhor colocada entre os municípios que compõem a região metropolitana da Capital. Santo André, na região do ABC, ostenta a 7ª colocação do estado, seguida por São Bernardo do Campo.

Segundo Wilson Lourenço, presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Guarulhos, a posição de Guarulhos se deve a grande quantidade de empreendedores em potencial no município. “Muitos profissionais trabalhavam na informalidade. Agora este quadro está mudando, devido a facilidade e benefícios de entrarem no mercado formal”, explicou.

Para o presidente da ACE, um dos motivos de Guarulhos – segunda maior cidade do Estado, atrás apenas da Capital – estar atrás da cidade campineira pode estar atrelado a falta de uma divulgação mais ampla. Nesse sentido, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) informou que em breve a cidade ostentará a segunda colocação no Estado. A partir de junho, equipes do Fácil Empresarial percorrerão a cidade para divulgar e atender os cidadãos para formalização do microempreendedor individual.

De acordo com informações apuradas pelo Guarulhos Hoje, um dos motivos de Guarulhos ficar atrás da cidade campineira, seriam de supostas dificuldades encontras por empreendedores na hora de realizar o cadastro. Nesse sentido a Pasta informou que ofereceu-se para cadastrar o microempreendedor individual por meio do Sebrae/Guarulhos desde julho de 2009. O Fácil Empresarial é o único órgão público na cidade que realiza o cadastro e cuida da formalização do microempreendedor individual.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico comunica que está interligada com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, através da Secretaria Nacional de Comércio e Serviços, que responde pelo Portal do Empreendedor. A pasta avisa que está à disposição para esclarecer dúvidas pelo telefone 2475-7922 ou pessoalmente no Fácil Empresarial, que dispõe de equipe especializada no assunto.