Notícias

Campanha recolhe três toneladas de lixo eletrônico

Guarulhos, 08 de março de 2010

Três toneladas de lixo eletrônico arrecadado. Este é o resultado contabilizado até o momento pela Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) e pelo Instituto Recicla Cidadão, que realizam em parceria a campanha “Doe o seu lixo eletrônico”. A ação, que conta também com o apoio de empresários de vídeolocadoras, tem por objetivo dar um destino correto a produtos como televisores de tubo, impressoras, baterias, pilhas, celulares, entre outros.


Computadores que antes tinham como destino o lixo comum mas, que agora, serão recolhidos para um lugar apropriado

 
Para conscientizar a população da importância do recolhimento consciente do lixo eletrônico, foram confeccionados cartazes e panfletos educativos com informações sobre o tema. Lixeiras especiais foram colocadas nas videolocadoras parceiras do projeto, na Casa do Empreendedor, entre outras empresas, para receber as doações.
 
Este é o caso da Continental, fabricante de autopeças da região do Jardim Tranquilidade que implementou um projeto de coleta seletiva. Por meio de uma campanha interna, a empresa incentiva seus funcionários a separarem corretamente produtos recicláveis de orgânicos, além de realizarem a separação de resíduos industriais, como espuma, fitas adesivas, alumínio, entre outros produtos.
 
Já o lixo eletrônico da Continental é destinado ao Instituto Recicla Cidadão. “A campanha foi essencial para conseguirmos atingir a nossa meta de reciclar 75% de nossos materiais”, contou Aline Escudeiro Pereira Lopes, que trabalha no departamento de Gestão Ambiental da Continental.
 
O diretor de Meio Ambiente da ACE, William Cotrim Paneque, considera que a população recebeu bem a ideia de recolher os produtos eletrônicos. “As três toneladas de lixo arrecadadas podem até não representar muito, ainda, mas o que me deixa mais contente é que a população aderiu à campanha por entender que não podemos deixar este passivo ambiental para as futuras gerações”, disse.
 
Paneque avisa que a intenção da Associação Comercial é expandir os pontos de arrecadação com objetivo de atender um maior número de pessoas.
 
A ação conta com o patrocínio das farmácias Guarucentro e Formulavida, e Loca Guarulhos. Empresários interessados em aderir à campanha tornando o seu estabelecimento um ponto de recolhimento do lixo eletrônico podem entrar em contato com a Central de Relacionamento da ACE: (11) 2137-9333.

Pontos de coleta:

•    Bom Clima: Casa do Empreendedor (sede da ACE-Guarulhos) – Av. João Bernardo Medeiros, 278 – (11) 2137-9333

•    Macedo: Cowboy Video (Videolocadora) – Av. Manuel Isidoro Martins, 100 – (11) 2409-4056

•    Jardim Presidente Dutra: Smoth Vídeo (Videolocadora) – Rua Svaa Evans, 87 – (11) 2431-2850

•    Jardim Tranquilidade: Enigma Video (Videolocadora) – Av. João Paulo, 489 – (11) 2421-7948

•    Parque Jurema: Cinemão (Videolocadora) – Av. Jurema, 946 – (11) 2499-3668

•    Vila Augusta: Cinemão (Videolocadora) – Av. Pres. Humberto Castelo Branco, 3332 – (11) 2472-6931

•    Vila Augusta: Italian Video Locadora (Videolocadora) – Av. Guarulhos, 1444 – (11) 2809-0748

•    Vila Barros: Fonseca’s Vídeo (Videolocadora) – Rua Carlos Korkischko, 296 – (11) 2406-0249