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Brinquedos estão no topo das listas

Guarulhos, 23 de dezembro de 2009

O brinquedo continua sendo o presente mais festejado pelas crianças durante a época de Natal. A cada ano, uma série de novidades atrai consumidores mirins para shoppings e lojas de rua. Além de itens licenciados com personagens de filmes e desenhos infantis, os tradicionais carrinhos e bonecas nunca saem de moda: eles ainda aparecem entre os produtos mais vendidos no período e podem custar até R$ 800.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), Synésio Batista da Costa, as vendas do setor devem apresentar crescimento entre 10% e 12% neste fim de ano em relação a igual período de 2008, acompanhando o bom desempenho das vendas para o Dia das Crianças. Itens tecnológicos, que interagem com a garotada, estão entre os preferidos na lista dos pais, que nem se preocupam tanto com o valor a ser pago pelo presente, desde que atenda aos desejos dos pequenos.

Tanto é assim que a maioria dos consumidores cita a “magia do Natal” como o principal incentivo para as compras. “Nem me importo com o preço, contanto que a minha menina fique feliz”, disse a tradutora de livros Sônia Castelo Chaves. Ontem, ela foi à loja PBKIDS da Avenida Rebouças escolher um mimo para a filha de seis anos. “As crianças com essa idade já têm opinião própria e gostam de brinquedos com tecnologia”, afirmou Sônia.

O brinquedo escolhido foi um tapete eletrônico que, quando acoplado à televisão, ensina passos de dança. “Gastei R$ 170 nesse presente. Mas o Papai Noel vai deixar outra surpresa na casa da vovó. Por causa de todos esses mimos, ela já tem uma coleção de 22 bonecas Barbie”, disse a mãe.

Apostas – As grandes apostas para a data são os produtos que estimulam a imaginação e o desenvolvimento. Entre eles está o tradicional Lego, com cerca de 148 itens lançados em 2009. “É o melhor presente que eu poderia ganhar neste Natal”, disse o estudante Rafael Malavasi, de 11 anos, que escolheu uma versão do Lego City.

“Vou gastar cerca de R$ 450 neste presente, valor razoável, mas o sorriso dele vale a pena e posso dividir no cartão”, afirmou o pai, Jadiel Oliveira, que é propagantista farmacêutico.

Atento ao comportamento desses consumidores mirins, a estimativa do diretor comercial da PBKIDS, Celso Pilnik, é que neste ano, o tíquete médio fique em torno de R$ 134, valor cerca de 10% maior ao verificado no ano passado. De acordo com Pilnik, o estoque das lojas está 15% maior ante 2008. “Nossa expectativa é que as vendas cresçam até 20% em relação ao Natal passado. Com a economia forte e estabilizada, estamos muito otimistas.”

Na Armarinhos Fernando da 25 de Março, tradicional rua de comércio popular, há cerca de 20 mil tipos de brinquedos que, segundo o gerente geral, Ondamar Ferreira, devem alavancar as vendas da época. Os preços variam de R$ 1,99 a R$ 800. “O fluxo de público está muito bom e já registramos um crescimento de 6% nas vendas de dezembro em relação a igual período de 2008. Os brinquedos eletrônicos são os mais procurados”, disse Ondamar.