Notícias

Faturamento de MPEs tem 1ª alta em 12 meses em SP

Guarulhos, 15 de dezembro de 2009

As micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas registraram em outubro uma alta de 0,5% no faturamento na comparação com o mesmo período do ano passado. Essa foi a primeira variação positiva dos últimos 12 meses na comparação com o mesmo mês do ano anterior, informou hoje o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa de São Paulo (Sebrae-SP). O desempenho foi puxado pelo comércio, com alta de 6,1% nas receitas em outubro. Os setores de serviços e indústria, no entanto, registraram queda no faturamento, de -6,4% e -5,1% respectivamente. Na comparação com setembro, as MPEs tiveram aumento de 4,6% no faturamento.

A expectativa do Sebrae-SP é de que as MPEs fechem 2009 com uma queda de faturamento de cerca de 4,5% ante 2008, já que o primeiro semestre deste ano apresentou resultados fracos. Em janeiro, por exemplo, a queda na receita foi de 16,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Já para dezembro, o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Ricardo Tortorella, projeta que as vendas das MPEs superem as do Natal de 2008 em cerca de 10%.

Na avaliação do coordenador da pesquisa, Pedro João Gonçalves, a recuperação gradual ao longo do ano está sendo puxada pelas atividades que oferecem bens de menor valor unitário, como o comércio e os serviços prestados ao consumidor final. Isso porque, segundo ele, as atividades que comerciam bens de maior valor e que são mais dependentes de vendas financiadas, como indústria e serviços prestados às empresas, foram mais afetadas com a restrição de crédito durante a crise financeira internacional. “As atividades industriais, os fornecedores que dependem fortemente da indústria e as atividades ligadas à exportação tendem a apresentar uma trajetória de recuperação mais lenta”, explica.

Na pesquisa, o Sebrae-SP e a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) ouviram 2,7 mil micro e pequenas empresas da indústria de transformação, do comércio e serviços em São Paulo. Os negócios de micro e pequeno porte representam 98% dos estabelecimentos e cerca de dois terços das ocupações do setor privado paulista, segundo a instituição.
 
71% das MPEs planejam investir em 2010 – A grande maioria dos proprietários de micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas está otimista em relação a 2010 e pretende investir nos negócios no próximo ano. De acordo com pesquisa divulgada hoje pelo Sebrae-SP, 72% dos empresários acreditam que seu faturamento vai aumentar e 71% planejam investir, principalmente, na compra de máquinas e equipamentos e na reforma das instalações da empresa. Segundo a sondagem, as principais estratégias a serem adotadas no próximo ano são o aperfeiçoamento dos produtos e serviços já existentes, citada por 88% dos empresários, e o lançamento de novos produtos e serviços, destacada por 80%. Em relação ao número de funcionários, 51% dos proprietários planejam um aumento de pessoal e 44% devem manter o total de empregados em 2010.

As perspectivas estão baseadas em expectativas de manutenção da inflação e melhora do nível de atividade da economia: 62% dos empresários acreditam no aumento de produção, 61% na redução do desemprego e 46% na manutenção da taxa de inflação. Na avaliação de Tortorella, as estratégias das MPEs para 2010 indicam que elas pretendem aproveitar a retomada da economia para alavancar seus negócios. “Após passarem por um ano difícil em 2009, os empreendedores têm perspectivas relativamente favoráveis.”

Em relação ao ano de 2009, os empresários apresentaram conclusões divergentes. Para 35%, o ano foi pior que o de 2008, enquanto 22% acreditam que 2009 foi melhor. De acordo com a sondagem, a principal dificuldade enfrentada pelas micro e pequenas empresas no ano foi a queda do consumo, citada por 66%, seguida pelo peso de impostos (59%) e pelo aumento de custos com matérias-primas, tarifas públicas e aluguéis (57%).