Notícias

Guarulhos é só o 287º município de SP em excelência ambiental

Guarulhos, 02 de dezembro de 2009

No ranking do Projeto Estratégico Município Verde Azul divulgado ontem pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Guarulhos figura apenas na 287ª posição com nota 64,30 entre as 563 cidades avaliadas em todo o Estado de São Paulo.

A cidade ficou atrás de Ribeirão Pires que ostenta a primeira colocação entre os municípios mais bem posicionados na região metropolitana, ficando na 65ª colocação com nota final de 86,73. Na frente de Guarulhos figuraram também São Caetano (66ª), Jundiaí (94ª), Santo André (279ª)) e a Capital, que ficou na 196ª posição com nota final de 75,40.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Alexandre Kise, atribui como sendo os motivos do pífio posicionamento de Guarulhos no ranking duas, das dez diretrizes ambientais que norteiam o levantamento. “Um deles foi o tratamento do esgoto. Mas o município já está empenhado para implantar a rede de tratamento em toda a cidade e a implantação de leis específicas no combate a poluição do ar”. Nesse sentido, Kise adiantou que nos próximos dois anos vai implantar no município a inspeção veicular.

Quanto à questão da coleta de lixo, o secretário garantiu que a cidade conquistou uma das melhores pontuações entre as diretrizes. “Ficamos entre os cinco melhores municípios. Obtivemos nota de 11,71 de uma pontuação que vai até 12”, garantiu. Porém, a Secretaria do Estado deve divulgar apenas hoje as notas dos municípios as notas individuas que os municípios receberam em cada quesito.

No ano passado a cidade não recebeu avaliação por conta de que a Secretaria do Município não enviou os relatórios. “Não pudemos participar por conta disso no ano passado, porém espero que Guarulhos melhore sua posição já no próximo ano”.

Lançado em junho de 2007, o Projeto Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios. Em 2009, os 645 municípios do Estado de São Paulo aceitaram o desafio aderindo ao Projeto.

Destes, 570 conseguiram preencher o Plano de Ação completamente, tornando-se aptos à avaliação e à nota ambiental, que pode variar de zero a 100. As localidades que obtiverem nota acima de 80 vão receber o certificado de Município Verde Azul. Os municípios com melhor avaliação terão prioridade na obtenção de recursos junto ao Governo de São Paulo.