Notícias

O dia foi de capacitação para o mercado internacional

Guarulhos, 18 de novembro de 2009

Como adequar um produto para o mercado internacional? Como conseguir financiamento para seu produto? Estas e outras perguntas foram respondidas por meio das palestras que aconteceram no Exportar para Crescer e que aguçaram os desejos dos produtores presentes.

Ílio de Nardi Junior, coordenador operacional do Progex do Instituto de Pesquisa Tecnológica, mostrou que para conquistar o mundo o produto brasileiro precisa se adequar. Ele enumerou alguns critérios essenciais para quem deseja exportar: definição do produto, mercado definido e vontade de praticar o comércio internacional.

Junior garante que ao adequar um produto de acordo com as normas internacionais, o brasileiro se torna competitivo. “Nós falamos a língua do empresário, pois nossa ideia é democratizar a informação”, disse.

Já o produtor que precisa de linha de crédito para exportar, saiu satisfeito do encontro após a palestra ‘Mecanismos de Financiamento de Exportações’, ministrada por Haroldo Nogueira Junior, gerente de negócios internacionais do Banco do Brasil.

O encontro contou ainda com a palestra ‘Consórcios e operações compartilhadas de exportação’, com o consultor do Sebrae/SP, Jaime Akila Kochi, e as experiências em comércio internacional das empresas: Anselmo Rampazzo (RMV Instrumentos Musicais), Flávio Rangel (Marília Autopeças) e Kenneth Ma (Alibaba.com).