Notícias

Luiza Trajano crê na redução da jornada de trabalho

Guarulhos, 20 de outubro de 2009

“Esqueçam, a jornada de trabalho de 40 horas semanais será aprovada”. A declaração, carregada pela certeza da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 231/95 por deputados e senadores, foi dada pela presidente do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, no Congresso da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) e Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP) realizado entre os dias 14 e 16 de outubro, no Guarujá.


Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza

A empresária que comanda uma das empresas varejistas que mais cresce no país, que possui, hoje, 455 lojas na rede, acredita que dificilmente a redução da jornada de trabalho não seja aprovada em Brasília. No entanto, Trajano considera essencial que o setor produtivo discuta a implementação do “part-time”, sistema que permitiria a contratação de funcionários por períodos específicos ou, até mesmo, a flexibilização dos horários.

 “Creio que, dificilmente, a redução de jornada não vá passar no Congresso. Não digo que vai passar com certeza, mas vai ser muito difícil convencer deputados e senadores de que a redução pode ser inviável para as empresas”, afirmou Trajano.

O presidente da ACE-Guarulhos, Wilson Lourenço, que assistiu ao painel “Ação da Mulher no contexto político, empresarial e social” com a participação de Luiza Trajano, aprovou o recado da empresária. “Foi muito importante a reflexão da Luiza Trajano sobre a redução da jornada de trabalho, como já disse em outras ocasiões, acredito que a mudança poderá resultar em desemprego. Mas o tema precisa ser debatido pelo setor produtivo com mais profundidade, se a PEC for aprovada que ela venha acompanhada de uma profunda Reforma Tributária”, disse.

Além de Lourenço, a ACE-Guarulhos foi representada no congresso pelo presidente do conselho deliberativo, Anunciato Thomeo Sobrinho, o superintendente Maurici Dias Gomes e as integrantes do Conselho da Mulher Empreendedora de Guarulhos (CME-Guarulhos).