Notícias

Consumidor: mais confiante e otimista

Guarulhos, 09 de outubro de 2009

A onda de boas notícias que chegou ao brasileiro nas últimas semanas, como a melhora do emprego e da renda e até a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas, em 2016, refletiu diretamente na confiança do consumidor. De acordo com Índice Nacional de Confiança da Associação Comercial de São Paulo (INC-ACSP/IPSOS), houve um aumento de seis pontos de agosto para setembro, alcançando 135 pontos na média de todas as regiões pesquisadas, contra 129 em agosto (2009), e 140 pontos em setembro do ano passado.

Para o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alencar Burti, essa melhora mostra que a recuperação da economia deverá se manter até o final do ano, já que a confiança é fundamental para todas as atividades empresariais. Ele também acredita que a taxa do desemprego deverá continuar caindo gradativamente, ajudando na manutenção do otimismo. Entretanto, embora haja essa melhoria, Alencar Burti alerta que a euforia não pode deixar o consumidor descontrolar seu orçamento doméstico.

“O importante é que o consumidor não se esqueça de que o descontrole financeiro foi a principal causa da crise econômica, que veio à tona no ano passado, e que o controle começa na boa administração do orçamento familiar”, explica o presidente da ACSP.

A exemplo dos meses anteriores, a classe C continua a mais otimista, com 147 pontos em setembro, contra 126 da classe D/E  e 121 pontos da classe A/B.  “A classe C emergente é a que está realmente consumindo, pois foi a categoria que registrou crescimentos reais de salário, o que causou impacto bem positivo no otimismo”, diz Emilio Alfieri, economista da ACSP.