Notícias

SP prorroga campanha de vacinação contra poliomielite até sexta-feira

Guarulhos, 22 de setembro de 2009

A Secretaria da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra poliomielite até esta sexta-feira, 25. No último sábado, foram vacinadas 2,5 milhões de crianças menores de cinco anos. Todas as regiões do Estado ficaram com cobertura acima de 80%. A meta é vacinar 95% das crianças, o que corresponde a 2,9 milhões de crianças.

Os menores de cinco anos devem ser levados aos postos de saúde para receber a dose de reforço.  Além da vacina contra a poliomielite, as crianças poderão colocar em dia sua caderneta de vacinação. Estarão disponíveis vacinas como a Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite.

“Tomar a vacina Sabin garante proteção eficaz contra a paralisia infantil, evitando que o vírus volte a circular. Por isso é muito importante que todas as crianças menores de cinco anos sejam levadas aos postos de saúde”, afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Há 21 anos o Estado de São Paulo não registra casos de paralisia infantil, mas a vacinação de crianças continua sendo importante porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia, representando, portanto, uma ameaça à população mundial.

Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.