Notícias

Só após bilhete único, cidade se integra a sistema metropolitano

Guarulhos, 01 de setembro de 2009

Nos últimos dois meses o principal assunto dos guarulhenses foi a implantação do Bilhete Único na cidade. Com a aprovação do projeto dos transportes na Câmara Municipal, as atenções se voltam também para o Bilhete Integrado Metropolitano (BIM), que poderá unir os municípios da região metropolitana. O prefeito Sebastião Almeida garante que quer participar da novidade. “Nós vamos dialogar com o governo do Estado e a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos. Teremos esse bilhete na cidade.”

O edital de licitação do BIM deve ser publicado ainda neste mês. O bilhete será feito por PPP (Parceria Público-Privada) entre a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e uma empresa ou consórcio que terá a concessão do sistema de arrecadação do transporte. O BIM terá adesão dos passageiros dos municípios que aderirem. Para Almeida, o sistema dará maior conforto à todos. “Será um benefício que vai dar mais conforto aos cidadãos.”

Enquanto o BIM segue no papel, o Bilhete Único da cidade deve ser regulamentado na primeira quinzena de setembro. “Vamos fazer o decreto, abrir os editais de licitação para permissionários de lotação e os ônibus, além de criar novas linhas. Há pessoas que moram próximas, no São João e em Bonsucesso, que precisam pegar mais de um ônibus para se encontrar.”

De acordo com Almeida, a Secretaria de Transportes e Trânsito, existe desde 2006 um convênio com a EMTU que trata da unificação do sistema de transporte coletivo. A Pasta, em nota, informou que “recentemente, foi celebrado um acordo para a integração tarifária no futuro corredor Tucuruvi-Taboão. Assim que o Bilhete Único estiver em funcionamento aqui em Guarulhos, essa integração deverá ser estendida a todo o sistema.”

A Secretaria de Transportes Metropolitanos contou que não há nada de oficial entre a Prefeitura de Guarulhos e o governo do Estado sobre o BIM. Apesar disso, a Pasta explicou, em nota, que o bilhete não funcionará na cidade no começo. “Sobre EMTU, o inicio da prestação de serviços se dará onde vigora atualmente o sistema do Bilhete Único, do qual fazem parte o Metrô, a CPTM e a SPTrans. Posteriormente, está prevista a adesão da EMTU ao sistema, permitindo assim atender seus usuários.”

O presidente da Comissão de Trânsito e Transportes da Câmara Municipal, Edmílson Americano (PHS), acredita que Guarulhos deva participar do BIM, mas cutucou a Prefeitura. “É importante por ser metropolitano, mas espero que não criem empecilhos por ser um projeto do (José) Serra. Também não podem onerar ainda mais o usuário”.