Economia

Pedidos de falência caem 15% no primeiro quadrimestre de 2017

Já para os pedidos de recuperação judicial, o período apresentou queda de 28,3%

Guarulhos, 04 de maio de 2017

Dados com abrangência nacional da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), parceira da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos), apontam que os pedidos de falência caíram 15 % no acumulado do ano (de janeiro 2017 até abril de 2017) em relação ao mesmo período de 2016.

Mantida a base de comparação, as falências decretadas recuaram 1,6%, enquanto para os pedidos de recuperação judicial e recuperações judiciais deferidas houve quedas de 28,3% e 18,5%, respectivamente.

Conforme a expectativa da Boa Vista SCPC, os indicadores continuam apresentando desaceleração quando observados pelos valores acumulados em 12 meses. Diante disto, é possível que as empresas passem a revelar melhores resultados dos indicadores de solvência, uma vez superado o período de baixa atividade econômica, restrição ao crédito, redução do consumo e outros fatores. A tendência é de recuperação da capacidade das empresas arcarem com seus compromissos financeiros.

Presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque, afirma que os números dão um fôlego para o ambiente econômico do País. “Com índices positivos, as pessoas se sentem mais confiantes para realizar investimentos e fazer a economia girar. Acreditamos que até o fim do ano, o cenário brasileiro será próspero para os empreendedores”, avaliou.

Metodologia

O indicador de falências e recuperações judiciais é construído com base na apuração dos dados mensais registradas na base de dados da Boa Vista SCPC, oriundas dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. A série histórica deste indicador se inicia em 2006 e está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/falencias-e-recuperacoes-judiciais

Sobre a Boa Vista SCPC

A Boa Vista SCPC é uma parceria estratégica que contribui, ativamente, na tomada de decisão e na redução de riscos nos negócios das empresas. Possui 350 milhões de informações comerciais de consumidores e empresas e recebe mais de 7 milhões de consultas diárias.

Com inteligência analítica, oferece soluções para maximizar os resultados das empresas e ampliar a segurança em cada etapa dos negócios, a um custo acessível. Com tecnologia de ponta e a expertise dos 60 anos desde a criação do SCPC, revolucionou o sistema de consulta de débitos do próprio CPF pela internet (www.consumidorpositivo.com.br), e que hoje beneficia milhões de consumidores no país. E foi também a pioneira na realização do maior mutirão de renegociação de dívidas, promovendo a sustentabilidade do crédito.

Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital. Está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais, representantes e distribuidores, além da parceria com mais de 2 mil entidades representativas do comércio, da indústria e do setor de serviços.