Notícias

Guarulhos quer incentivar pequenas a exportar

Guarulhos, 14 de agosto de 2009

A grandiosidade de Guarulhos no Estado de São Paulo não se discute. O município que figura entre os maiores em população e na geração de riquezas, ainda luta para ver crescer o número de empresas exportadoras que, hoje, não passam de 365. Por conta disto, a Prefeitura Municipal, em parceria com entidades de classe, entre elas a Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), realizou na quinta-feira, 13, no Adamastor – Centro, a segunda edição do Guaruex, evento que tem por objetivo propor mecanismos de participação de micro, pequenas e médias empresas no comércio exterior.


Guadalupe Rengifo e José Roberto Vitorelli

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos de Almeida, apenas o número de importadoras tem crescido nos últimos sete anos. Hoje, a cidade conta com 512 empresas, número maior em relação às exportadoras. Entre os produtos mais exportados, combustível para aeronaves representa, ainda, 51% das exportações na cidade.

“Nós estamos no país certo, no município certo e na hora certa. Temos que vencer as barreiras do mercado de exportação e assim transformar pequenas e médias empresas em exportadoras”, disse Antônio Carlos de Almeida.

José Roberto Vitorelli, diretor de comércio exterior da ACE e profissional com experiência no mercado internacional, considera que o setor começa a viver dias melhores no país. “Sabemos que o cenário internacional ainda não é favorável, mas já começamos a perceber uma leve retomada das exportações neste segundo semestre. E são em eventos como este, onde há a união de esforços entre poder público e entidades de classe, que o empresário pode se informar sobre este mercado internacional amplo a ser explorado”, falou.

O encontro contou com a presença de importantes especialistas em mercado internacional, como a gerente regional de comércio exterior do Banco do Brasil, Maria Emília Castelão Dias; o presidente da Anafima, Anselmo Rampazzo; a assistente de comércio exterior dos Correios, Maria Cristina Itri Moraes; entre outros.