Notícias

ACE-Guarulhos faz 46 anos

Guarulhos, 16 de julho de 2009

1963 – Fundação da Entidade

A década de 60 foi um marco para Guarulhos, pois nesta época a cidade vivenciou um grande aumento da oferta de emprego, da explosão demográfica e do avanço da industrialização, impulsionados, principalmente, por conta da construção da Base Aérea de Cumbica e da Rodovia Presidente Dutra. Foi também nesta década, mais precisamente no ano de 1963, que o empresário Nahim Hassam Rachid, ao lado de outros 67 pioneiros da época – entre empresários e personalidades – fundou a Associação Comercial e Industrial de Guarulhos (ACIG), atual Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE).

Passadas quatro décadas e nove presidentes – Nahim Hassan Rachid, Primo Poli, Antônio Veronezi, Ari Jorge Zeitune, Dargham Ahmad Dargham, Luis Roberto Mesquita, Anunciato Thomeo Sobrinho, Decio Pompêo Junior e Wilson Lourenço – o empreendedorismo e o associativismo continuam a nortear os caminhos da entidade.

Empreendedorismo

As características empreendedoras são latentes nos programas desenvolvidos pela ACE-Guarulhos ou por meio de parcerias com importantes entidades de classe. Com o Sebrae-SP, a entidade desenvolve programas como o Empresa Mais e o Empreender-Guarulhos.

No Empreender, empresários do mesmo segmento se reúnem semanalmente em núcleos onde discutem problemas comuns, além de procurarem soluções que proporcionem o crescimento de seus empreendimentos. No lado social, a entidade coordena o Movimento Degrau, programa que proporciona a oportunidade ao primeiro emprego para jovens aprendizes. O empreendedorismo é vivenciado, também, nos encontros realizados pelo NJE-Guarulhos e CME-Guarulhos.

Já em parceria com outras importantes entidades de classe do município, a ACE vem apoiando os projetos de novos empreendedores por meio do programa Incubadora de Empresas.

Serviços

Além do SCPC, a Associação Comercial conta com importantes serviços a disposição de seus filiados. Por meio do departamento jurídico, os empresários contam com assessoria nas áreas civil, trabalhista e tributária. Para aqueles que desejam ganhar o mercado internacional, a entidade mantém o departamento de comércio exterior que além de orientar os empreendedores nos processos de importação e exportação, emite certificado de origem e ainda promove capacitações voltadas para o setor. No  departamento de Registro de Marcas, o associado registra a marca de sua empresa ou produto com valores diferenciados, além da pesquisa gratuita e com abrangência nacional junto ao INPI.

A entidade possui ainda o posto de arrecadação de documentos da JUCESP, o portal Guarulhostem (e-commerce), parcerias com empresas e instituições de ensino, o cartão Guarucard e o cartão ACCredito.

SCPC-Serviço Central de Proteção ao Crédito

Um dos principais serviços da ACE, o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), é um exemplo claro de que a entidade acompanhou os avanços tecnológicos. As fichas cadastrais  utilizadas para consulta do nome dos consumidores que apresentavam algum tipo de registro de débito, deram lugar a uma moderna rede de informações comerciais, a RENIC, considerada o maior banco de dados da América Latina.

Hoje, os mais de 2 mil associados tem à sua disposição um pacote de soluções que permite, em até três segundos, ter acesso às informações de seus consumidores, tudo isso graças aos modernos equipamentos que dão suporte aos empreendedores de todo o país, instalados na sede da Associação Comercial de São Paulo. São computadores com 48 gigabytes de memória e 11 terabytes de disco e que processam, por dia, cerca de 4 milhões de consultas.

Capacitação

Umas das principais bandeiras da atual gestão da ACE-Guarulhos, o Desenvolvimento Empresarial, vem ganhando cada vez mais destaque.  Em 2008,  a programação de cursos, palestras, workshops e treinamentos registrou a participação de mais de 3 mil pessoas. São capacitações que vão desde a motivação profissional a temas específicos voltados para o comércio, prestadores de serviços, entre outros.

Com a inauguração do auditório “Luis Roberto Mesquita”, a capacidade da ACE em receber  formações cresceu, bem como o número de empresas que procuram a entidade para usufruir de sua infraestrutura.

Incentivo ao Comércio

Outra importante luta dos pioneiros que fundaram a ACE-Guarulhos e que continua latente é o incentivo ao  comércio local. A entidade vem promovendo importantes ações de fomento do consumo como, por exemplo, a campanha “Eu compro em Guarulhos. E você? Eu valorizo a minha cidade”. Um adesivo confeccionado com a frase foi afixado em automóveis e no transporte público do município, além dos carros oficiais da administração municipal. Em outra iniciativa, a Associação Comercial implementa em Guarulhos o cartão ACCredito, que chega à cidade com objetivo de fidelizar o consumidor.


Wilson Lourenço, presidente da ACE-Guarulhos

“A ACE cresce junto com Guarulhos e por isso não teme ousar em suas ações, como foi o caso do projeto de Revitalização das Fachadas da Rua Dom Pedro II, em parceria com UnG, a nova readequação viária no centro da Vila Galvão, os encontros com os secretários municipais, entre outros .  Desta forma,  contribuiremos com o fomento do comércio local”, disse o presidente da ACE-Guarulhos, Wilson Lourenço.