Notícias

Área monitorada por câmeras registra queda de roubos

Guarulhos, 29 de junho de 2009

No primeiro mês de funcionamento das câmeras eletrônicas na região central de Guarulhos, a Guarda Civil Municipal (GCM) registra queda dos índices criminais nas principais ruas da área monitorada. Segundo levantamento do Sistema de Informação Criminal da Secretaria para Assuntos de Segurança Pública, na comparação entre 2008 e 2009 para o período de 1º de abril a 15 de junho, as ocorrências de roubo caíram 42% na área monitorada pelas câmeras.

Na rua Dom Pedro II, por exemplo, as ocorrências de roubo caíram de 24 para 7 (-71%). Na Felício Marcondes a queda foi de cinco para uma (-80%). O balanço mostra, ainda, uma queda do número de furtos na Rua Dom Pedro II neste mesmo período, de 105 para 88 (-16%).

Prestes a completar seu primeiro mês de funcionamento, o sistema de monitoramento detectou 36 ocorrências, resultando, segundo a Secretaria para Assuntos de Segurança Pública, até o momento, em 23 prisões em flagrante.

A redução da criminalidade na região “vigiada” por câmeras eletrônicas é recebida com normalidade pelo secretário João Dárcio Ribamar Sacchi, da Secretaria para Assuntos de Segurança Pública. “Mesma reação já foi observada em outros municípios após a implantação deste tipo de equipamento. Nossa expectativa é reduzir ainda mais esse número e atingir nossa meta”, lembra.

O sistema de monitoramento eletrônico do centro comercial de Guarulhos, entre as praças IV Centenário e Getúlio Vargas, estendendo-se até o Bosque Maia, foi entregue no dia 27 de maio pelo prefeito Sebastião Almeida.

São 23 câmeras operadas por guardas municipais a partir da Central de Monitoramento instalada na sede da GCM. Ao constatarem situações suspeitas os operadores acionam a Central de Despacho da própria GCM que se encarrega de viabilizar prontamente o atendimento adequado à ocorrência.

Técnicos da Secretaria esperam a aprovação de um segundo projeto, já encaminhado ao Ministério da Justiça (MJ), estipulando mais 300 câmeras para outras regiões do município. Em agosto o secretário João Dárcio viajará para Brasília, onde participará de uma reunião com técnicos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), para tratar do assunto.