Notícias

Grandes empreendedores, grandes negócios

Guarulhos, 26 de junho de 2009

Com uma platéia formada por empresários e futuros empreendedores, a Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) realizou anteontem, na Casa do Empreendedor, a 3º edição do Encontro de Negócios. Desta vez, o bate-papo girou em torno do tema, “Qual o melhor momento para expandir para o meu negócio?”, e as histórias contadas pelos presentes só fizeram reafirmar um importante pensamento: não existem grandes empreendimentos, mas, sim, grandes empreendedores.


Encontro promeu a troca de experiência entre os empresários

Este é o caso do futuro empresário, José de Oliveira, 57 anos, mecânico por formação. Sua inquietude somada à vontade de empreender faz de Oliveira um verdadeiro professor “Pardal” guarulhense. Para quem não sabe, o mecânico inventou um assento depurador de odores para vasos sanitários, instrumento que o levou a participar do quadro “Domingão da Invenção”, do programa Domingão do Faustão. Após a aparição na atração global se viu com um grande dilema: como entregar as mil peças que conseguiu vender após a invenção ganhar o Brasil.

Oliveira não pensou duas vezes. Inscreveu seu projeto no processo de seleção para uma das vagas da Incubadora de Empresas. Com o plano de negócios aprovado e a vaga garantida no programa, o mecânico ficou mais tranqüilo e com a esperança de virar um empresário reconhecido. “Pretendo me dedicar aos meus inventos e com o apoio da Incubadora tenho certeza que vou conseguir expandir meu negócio”, contou.

Assim como Oliveira, o empresário Alexandre Alonso, proprietário da Laundy Comunicação, presenciou a expansão do seu negócio após sua passagem pela Incubadora de Empresas, mas, sobretudo, pelo faro empreendedor que conquistou.  Alonso conta que soube explorar tudo o que aprendeu na Incubadora, mas percebeu que o seu projeto havia ganhado um novo rumo e preferiu deixar o programa.

Foi ao tocar seu empreendimento sozinho que o empresário teve a oportunidade de ver seu negócio expandir. Após uma pesquisa de mercado, que apontou o setor imobiliário como um importante campo para lançar um novo produto editorial, resolveu apostar às fichas no lançamento da Revista Condomínio Guarulhos e os resultados já começaram a aparecer. “Ficar estagnado é perigoso. Deixar de perseguir o crescimento contínuo pode acarretar na perda de mercado para a concorrência”, garantiu.


José de Oliveira procurou a Incubadora de Empresas para crescer

Mudança – O mediador do encontro e diretor de marketing da ACE, Jacques Miranda, ressaltou aos empresários que eles precisam vencer o seu principal medo: a mudança. “Uma coisa que amedronta o empreendedor é a mudança. Mas, costumo dizer que em nossa vida passamos por três coisas: a morte, o pagamento de impostos e a mudança. O que precisamos fazer é ficar atento e capaz para realizar grandes mudanças em nossa vida”, disse.

Miranda aproveitou para convidar os empresários para participar da edição especial do Encontro de Negócios, em 16 de julho. Neste dia, será debatido o tema, “Experiências em treinamentos”, além da comemoração dos 46 anos de fundação da ACE-Guarulhos.