Notícias

Câmara repudia queda do diploma de jornalistas

Guarulhos, 24 de junho de 2009

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de extinguir a necessidade de diploma universitário para exercer a profissão de jornalista foi repudiada oficialmente pela Câmara Municipal. Jornalista por formação e menção Honrosa no Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo em 1982, o vereador Lamé (PT do B) utilizou uma faixa roxa na testa como forma de protesto. “Isto é um sinal de luto por conta desta decisão arbitraria.”

A sessão de terça-feira, 23, do Legislativo contou com a presença de cerca de 30 jornalistas da cidade que são favoráveis à necessidade de diploma para o exercício da profissão. José Roberto Antonio, ex-diretor do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, revelou na tribuna da Câmara a indignação de todos. “Fomos atacados na nossa profissão.” O vereador Edmílson Souza (PT), vice-líder da bancada, criticou o STF. “Trata-se de um momento perigoso.”

Lamé, que teve passagens pela Folha de São Paulo, Diário de São Paulo e SBT, disse que essa decisão abre um precedente perigoso. “Está ferido o direito da população de ter uma informação correta. No fundo disso está a questão econômica. Já pensou se colocam arquiteto uma pessoa só porque ela sabe desenhar bem? A nossa reação é importante para que a profissão seja regulamentada novamente.”