Notícias

Segurança debatida por todos?

Guarulhos, 15 de junho de 2009

Nos dias 30 e 31 de maio, a UNIFIG foi palco da Conferência Municipal de Segurança. Cerca de 1.100 pessoas participaram do encontro, que segundo o secretário para Assuntos de Segurança Pública, João Dárcio Filho, foi um sucesso, deixando os munícipes que trabalham há anos em prol de uma cidade melhor e com segurança atônitos.

Em abril, na primeira e única reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) que o prefeito Sebastião Almeida participou, ele pediu a integração de todos os setores da sociedade para colaborar com sugestões que levem Guarulhos a ser uma cidade com uma melhor qualidade de vida e, é claro, com mais segurança. Após tanto anos lutando por mais segurança para a cidade que me acolheu, acredito que a integração defendida pelo excelentíssimo prefeito só poderá acontecer quando os problemas da segurança pública forem debatidos em suas bases, ou seja, na sua origem.

É importante ressaltar que, houve muito pouco tempo para a organização da conferência, aproximadamente um mês. Como representante do Conselho de Segurança do Bom Clima, considero inviável um debate relevante sobre este tema sem uma pré-conferência.

Para se ter uma idéia de como o planejamento é importante, quando os Consegs se uniram e juntamente com outras 120 entidades guarulhenses organizaram a “Caminhada pela Paz”, que reuniu mais de 5 mil pessoas, no Parque Cecap, levamos três meses para colocar a iniciativa na rua.

O público recorde, seria formado por policiais civis e militares, além da Guarda Civil Municipal convocados para estarem presentes a conferência. Poucos foram os representantes de outros segmentos da sociedade para a discussão do tema, tais como: religiosos, sindicatos, associações, conselhos, enfim, a sociedade civil.

Portanto, acredito que o Secretário de Segurança deveria olhar com mais carinho as nossas intenções, pois só queremos o melhor para Guarulhos, sem arrogância e sem holofotes. Queremos participar desta discussão ativamente, mas, acima de tudo, exigimos respeito ao nosso trabalho, que sem interesse político-partidário, tem por prioridade discutir os anseios de nossa cidade.

José Alberto Valladares – Argentino – é diretor de segurança da ACE-Guarulhos e presidente do Conseg-Bom Clima