Notícias

CMEG debate o mercado do trabalho

Guarulhos, 27 de maio de 2009

O desafio do mercado de trabalho diante dos reflexos provocados pela crise econômica mundial deu o tom ao 1ª Encontro da Comissão Municipal de Emprego de Guarulhos, realizado na segunda-feira, 25, no auditório do Paço Municipal. O encontro contou com a presença de autoridades municipais, sindicalistas e representantes de entidades de classe, entre eles o presidente da ACE-Guarulhos, Wilson Lourenço.


Autoridades municipais e representantes de entidades de classe participaram do encontro

A abertura do evento contou com a palestra da secretária municipal de Relações do Trabalho e Emprego, Maria Helena Gonçalves, que falou sobre a evolução e a situação do trabalho e emprego em Guarulhos. Calçada de números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Gonçalves mostrou que entre os anos de 2003 a 2008 a cidade apresentou saldo positivo na abertura de vagas no mercado de trabalho. No entanto, em 2009, já sob o efeito da crise financeira a cidade registrou menos quatro mil postos de trabalho, mas ela ressaltou que no 1º quadrimestre deste ano o número de admissões melhorou.

“O mais importante é que possamos sair daqui armados com o maior número de informações para debatermos a atual situação”, disse a secretária.

Por sua vez, o presidente da ACE, Wilson Lourenço, ressaltou que a entidade vem fazendo sua parte para o fomento da economia local. “Estamos lutando cada vez mais por vagas de emprego na cidade. Por meio de campanhas como o “Compre em Guarulhos” queremos fomentar o comércio local, já que como disse o economista-chefe da ACSP, Marcel Solimeo, muitos consumidores guarulhenses ainda preferem comprar na Capital”, falou.

O presidente do CMEG, Luciano Felintro, disse que o encontro pretende proporcionar a reflexão no município. “Precisamos ficar de olho no que vem acontecendo no mundo e em Guarulhos. Queremos contribuir para que sejam propostas políticas públicas que nos façam vencer este atual momento”, disse.

Homenagem – Além das palestras, o encontro do CMEG aproveitou para fazer uma homenagem ao diretor administrativo da ACE, Vilson Caldas, que recebeu uma placa por participar ativamente do conselho desde sua fundação, há exatos 12 anos. “Tudo o que fiz e faço pelo conselho é gratificante, principalmente com relação aos projetos que capacitam trabalhadores e que também ajudam muitas pessoas se recolocarem no mercado profissional”, disse.


Vilson Caldas, diretor administrativo da ACE, foi homenageado pela sua atuação na Comissão de Emprego

O encontro contou ainda com as palestras do diretor-titular do Ciesp-Guarulhos, Daniele Pestelli; do coordenador do sistema de pesquisa de empresa e desemprego do Dieese, Sérgio Eduardo Arbuo Mendonça; e do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Professor Márcio Pochmann.