Notícias

“Impostômetro” atingirá R$ 400 bi

Guarulhos, 25 de maio de 2009

O “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) deverá marcar R$ 400 bilhões de impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos brasileiros nesta segunda-feira, 25, por volta do meio dia. Em 2008, esse montante foi registrado no dia 26 de maio (também uma segunda-feira), por volta das 15 horas.

De primeiro de janeiro até o dia 27 de maio do ano passado os brasileiros trabalharam 148 dias apenas para pagar impostos. Em maio de 2008, o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) atualizou  o “Impostômetro” para incluir a casa do trilhão, com 15 dígitos.

O “Impostômetro” considera todos os valores arrecadados pelas três esferas de governo em tributos: impostos, taxas, e contribuições, incluindo multas, juros e correção monetária. Para o levantamento das arrecadações federais a base de dados utilizada é a Secretaria da Receita Federal, Secretaria do Tesouro Nacional, INSS, CEF, TCU e IBGE. Nos Estados e Distrito Federal, os dados são do CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária), Secretarias Estaduais da Fazenda, TCEs e Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda. Nos municípios, os dados da Secretaria do Tesouro Nacional, dos municípios que divulgam seus números em atenção à Lei de Responsabilidade Fiscal e dos TCEs.