Notícias

Fórum abre programação de aniversário da Agende

Guarulhos, 20 de maio de 2009

Com a realização do Fórum de Desenvolvimento de Guarulhos, na segunda-feira, 18, no Adamastor-Centro, a Agende deu início à programação em comemoração aos seus 10 anos de fundação. O encontro debateu a crise financeira mundial e contou com a participação do superintendente do Instituto Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o economista Marcel Solimeo, e do economista Jorge Mattoso.


Marcel Solimeo, pior da crise já passou

Para Solimeo o pior da crise já passou, mas seus reflexos ainda continuarão na economia neste ano, com perspectiva de crescimento somente para 2010. O economista da ACSP disse aos empresários presentes que antes da crise, o setor varejista vinha registrando um importante crescimento. Para exemplificar ele falou que nos últimos três anos o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) registrou a entrada de 20 milhões de novos CPFs, indicando o acesso de novos consumidores ao crédito.

Porém, Solimeo salientou que o comércio começou a sentir os reflexos da crise no final de 2008, o que acabou resultando na demissão de 60 mil trabalhadores até março deste ano. Ele disse ainda que a inadimplência que vem crescendo desde o meio do ano passado deverá continuar em curva ascendente em 2009, mas nada que seja assustador.

O Fórum de Desenvolvimento da Agende contou com a presença do prefeito Sebastião Almeida e do presidente da ACE-Guarulhos, Wilson Lourenço.