Notícias

Empresas podem se associar à rede de prevenção de acidentes

Guarulhos, 20 de maio de 2009

As empresas de Guarulhos agora podem se associar a uma grande rede de prevenção de acidentes, incêndios, vazamento de produtos químicos e desastres naturais. Na manhã de terça-feira, 19, mais de 100 pessoas participaram de um treinamento promovido pelo Sistema Integrado de Emergência de Guarulhos (Sieg), composto pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de outras 10 empresas do município.

A iniciativa permite a articulação do setor público com o privado com vistas a reduzir danos em caso de acidentes graves. A expectativa é que o número de empresas associadas aumente das atuais 10 para 20 ainda em 2009.

O diretor da Defesa Civil, Paulo Victor Novaes, defende maior participação das empresas da cidade. “Além da vantagem de ficar livre dos gastos com consultorias de treinamento, a empresa associada recebe desconto das companhias de seguro de bens patrimoniais, se ajusta às leis de prevenção de acidentes de trabalho, ganha rádios comunicadores fixo e móvel para contato direto com os bombeiros e garante atendimento instantâneo às vítimas de acidentes”, ressaltou.

“Bombeiros, Defesa Civil e Samu fazem treinamentos e simulados dentro da própria empresa sem custos adicionais”, afirmou o coordenador administrativo do Sieg, Sidnei Donizete Terentim. “São profissionais especializados em salvar vidas e preservar patrimônios, pois lidam com acidentes todos os dias”, concluiu.

A parceria entre poder público e a iniciativa privada facilita inclusive a comunicação com órgãos governamentais quando houver necessidades de procedimentos como desvio de trânsito, solicitação de hidrantes extras e máquinas para limpeza de vias.

Cada associado  do Sieg tem direito a encaminhar três funcionários para treinamentos.  A empresa também ganha, entre outras coisas, kits de primeiros socorros, botas, luvas, guarnições de combate a incêndio, máscaras e pranchas.

Mais informações na Defesa Civil de Guarulhos, rua Orlândia, 261, Jardim Santa Francisca ,telefones: 2229-9788 ou 2229-9790.