Notícias

GCM realiza formatura nesta quinta-feira

Guarulhos, 28 de abril de 2009

A Secretaria para Assuntos de Segurança Pública de Guarulhos promove nesta quinta-feira, 30, a formatura de 67 guardas municipais. Dessa forma, o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) passará para 670 guardas. Na oportunidade também serão habilitados outros 30 guardas no curso de manuseio de pistola calibre 380. A cerimônia, prevista para as 9 horas no Paço Municipal, contará com a presença do prefeito Sebastião Almeida e do secretário João Dárcio Ribamar Sacchi, entre outras autoridades.

O curso de manuseio de pistolas 380 representa uma etapa de aprimoramento dos agentes da GCM e é ministrado na própria corporação, que deverá ampliar o número de habilitados. As armas são mais são mais leves e podem carregar até 20 munições, propiciando ações mais rápidas e eficazes.

Além de zelar pela segurança de usuários de prédios, secretarias e autarquias municipais, a GCM exerce papel relevante em casos de fiscalização de comércio popular e do trânsito da cidade – auxiliando os agentes da Secretaria de Transportes e Trânsito.

Os guardas municipais também auxiliam outros órgãos municipais, como a Defesa Civil, e em ações de desapropriações. Também zelam pela segurança de freqüentadores de áreas de grande concentração, casos de áreas de lazer, praças e parques públicos, além do centro comercial.

Atualmente, a GCM conta com destacamentos especializados como o Grupamento de Trânsito (Gtran), a Ronda Bike e o Canil, além de uma corporação musical. No Departamento de Ensino da Vila Tijuco atuam o grupo de teatro, monitores do Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas (Guard) e um estande de treinamento de tiros (Cetat), entre outros serviços.