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Fácil supera marca de 3 milhões de atendimentos

Guarulhos, 23 de abril de 2009

Atender cada vez mais e melhor. Esse tem sido o desafio da rede Fácil, que acaba de completar três milhões de atendimentos e é avaliada como boa e ótima por 72,3% dos usuários – segundo pesquisa de satisfação realizada em meados do ano passado.

O resultado está diretamente ligado ao conceito de modernização do serviço prestado aos cidadãos guarulhenses, baseado no respeito, na qualidade e na dignidade. Apesar da aprovação, o padrão continua em processo de aprimoramento desde 2002, quando foi instalada a primeira das oito unidades do Fácil, no Bom Clima.

Segundo o secretário de Administração e Modernização, Marco Arroyo, a população é também um dos agentes no processo de aperfeiçoamento do modelo. “O Fácil faz parte do processo de modernização da máquina pública e também representa uma nova cultura cidadã. A iniciativa é da municipalidade mas conta com a colaboração da comunidade que acolhe, valoriza e respeita a prestação do serviço”, afirmou.

Com instalações confortáveis e adequadas, as agências atendem cerca de 1.700 pessoas por dia. Orientadas por 147 servidores selecionados e capacitados, elas procuram por um dos 600 serviços disponíveis, como alvarás, certidões, licenças, informações e pagamento de tributos, entre outros.

As agências do Fácil nos bairros funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A unidade localizada no Paço Municipal (Bom Clima) tem expediente até às 20 horas, de segunda a sexta-feira, e  abre aos sábados, das 8 às 13 horas.

Modelo – O modelo de atendimento implantado no Fácil tem servido de exemplo para outras cidades como Fortaleza (CE), Jacareí, Mauá, Cariacica (ES), Jaboticabal, Amparo, Osasco, entre outras. O padrão também tem atraído delegações de outros países, como Japão, Equador, Uruguai e África do Sul.

Preparo e atenção no atendimento – “Gentis, educados e muito prestativos. Conheço quase todos e gosto muito dos atendentes”. Foi desta forma que a arquiteta Fabiana da Silva Baltazar descreveu os servidores que a atendem na unidade Bom Clima do Fácil. Em razão do trabalho que presta numa construtora e também das atividades executadas em seu próprio escritório de arquitetura, ela procura com freqüência a unidade para dar entrada em alvarás de novas construções, ou para regularizar obras, reformas, processos para demolição de edificações ou até mesmo esclarecer dúvidas no plantão técnico.

Formada há cinco anos, a guarulhense lembra que durante o estágio da faculdade,  para realizar estas mesmas tarefas, precisava percorrer vários endereços e fazer um tour pela cidade atrás dos serviços da Prefeitura. “Passava na Secretaria de Obras, no Jardim Santa Francisca, depois ia ao Departamento de Receita Mobiliária (no Paraventi) para carimbar um documento e seguia ao Bom Clima, onde aguardava em pé, na fila, para protocolar. Perdia muito tempo me deslocando de um lugar para outro”, contou.

Com o surgimento do Fácil, os serviços foram revisados e passaram a ser concentrados num mesmo local e, segundo Fabiana, seu trabalho foi otimizado. “Resolvo tudo lá. Ficou tudo mais prático e economizo tempo. Melhorou e só tenho mesmo que elogiar”, finalizou.

Veja os endereços do Fácil:

Vila Galvão – rua Caixa DÁgua, 14

Jardim Presidente Dutra – Av. Papa João Paulo I, 3.897

Jardim São João – Estrada de Nazaré, 2.650

Cumbica – Av. Santos Dumont, 387

Parque Jurema – Av. Jurema, 453

Taboão – Av. Silvestre Pires de Freitas, 327

Bom Clima – Av. Bom Clima, 49 (Paço Municipal)

Fácil Empresarial – Av. Emílio Ribas, 1.120, Gopoúva (só realiza atendimento às empresas usuárias do Fácil Empresarial)