Notícias

STT não comunicou Câmara sobre transferência de linhas

Guarulhos, 06 de abril de 2009

A Comissão de Transporte e Trânsito da Câmara de Guarulhos não foi comunicada oficialmente sobre a transferência de linhas da Empresa de Ônibus Guarulhos para a Empresa Vila Galvão.

O presidente da comissão, vereador Edmilson Sarlo Americano (PHS) ficou indignado ao saber do fato pelo Guarulhos Hoje. “Não fomos informados de absolutamente nada. Essas transferências são ilegais. Aliás, as empresas responsáveis pela exploração do transporte público na cidade são todas irregulares”, reiterou.

Segundo ele, há mais de 20 anos, o sistema de transporte na cidade é irregular. “É necessário que seja feita à licitação. O atual secretário [José Evaldo Gonçalo] comentou que projeto nesse sentido sairá ainda este ano. Então qual o motivo dessas transferências?”. Ele informou que a Comissão pedirá explicações do processo.

A mesma opinião é compartilhada por Romildo Santos (PSDB), secretário da comissão. Ele comentou que uma empresa não pode passar simplesmente linhas para outras empresas. “Vamos convocar diretores das empresas e o secretário. A questão é delicada, está acontecendo algo obscuro. Que mudança é essa que não passa pela comissão?”, questionou.

Outro ponto ressaltado por Santos foi a entrega de 30 ônibus há duas semanas. “O secretário disse que a frota de ônibus será substituída por veículos convencionais. Mas na ocasião as empresas também entregaram ‘micrões. Tá estranho isso”, finalizou.

A STT informou ao GH que no total serão transferidas 13 linhas e que o processo foi feito mediante pedido formal, sendo emitida uma ordem de serviço. O Sindicato dos Condutores (Sincoverg) afirma que as alterações culminarão na demissão de pelo menos 140 trabalhadores e o fechamento da garagem da empresa localizada no Taboão.