Notícias

Guarulhos combate exploração sexual infantil no Carnaval

Guarulhos, 20 de fevereiro de 2009

O carnaval aumenta o fluxo de circulação de pessoas no Aeroporto de Guarulhos e conseqüentemente o risco de exploração sexual de crianças e adolescentes. É por esse motivo que a Prefeitura lançou mais uma campanha de luta contra a exploração infantil na manhã de quinta-feira, 19, no auditório do Hotel Mônaco.

Cartazes, banners e folhetos serão distribuídos durante a festa carnavalesca que promete agitar a cidade a partir desta sexta-feira, dia 20. Entretenimento para alguns, mas alerta para outros. Voluntários e agentes sociais representantes de conselhos tutelares, fóruns, empresas hoteleiras, e conselhos de direito vão advertir a população sobre a importância do Disque Denúncia 100, serviço gratuito que mantém o sigilo do denunciante e funciona diariamente das 8 às 22 horas.

A iniciativa faz parte da campanha nacional desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), aplicada em Guarulhos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania em parceria com o Departamento de Turismo, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos e o Convention e Visitors Bureau .

Mais de 140 casos de abuso sexual foram registrados em Guarulhos em 2008. Segundo a representante do Departamento de Proteção Social e Especial do MDS, Valéria Gonelli, o trabalho mais difícil é conscientizar as pessoas de que elas precisam denunciar. “A maioria dos casos acontece dentro do próprio núcleo familiar e as pessoas não tem coragem de fazer uma denúncia. A omissão também é muito comum porque culturalmente a população não está disposta a se preocupar com o filho dos outros”, lamentou.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Wagner Osokawa, o fenômeno da violência contra a criança e o adolescente precisa ser enfrentado como um problema social. Para isso, segundo ele, o município precisa ter a própria sociedade como parceira para a superação desta perversa forma de violação dos direitos humanos.

Para o diretor de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Guarulhos, Adam Kubo, o número de pessoas que visitam o Brasil está aumentando mas não admitimos o turismo sexual. “Mais de 5 milhões de estrangeiros visitam nosso país, no entanto, trabalhamos intensamente para evitar o tráfico de seres humanos, e não vamos recepcionar os exploradores que vêm à procura de turismo sexual”, enfatizou.

Kubo disse ainda que o Aeroporto Internacional movimenta cerca de 20 milhões de passageiros por ano, por isso foi necessário criar um código de ética para os hotéis da cidade não permitirem a entrada de crianças e adolescentes sem o acompanhamento ou autorização dos pais.