Notícias

Governos arrecadam R$ 150 bilhões

Guarulhos, 17 de fevereiro de 2009

O Impostômetro alcançou R$ 150 bilhões no último sábado. Instalado no prédio da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o painel eletrônico mede em tempo real o quanto os governos municipais, estaduais e federal arrecadaram em tributos desde o dia 1º de janeiro. Neste ano, o montante foi alcançado com nove dias de antecedência na comparação com 2008.

De acordo com o diretor técnico do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), João Eloi Olenike, a velocidade do Impostômetro neste período decorre da grande concentração no recolhimento de tributos no início do ano, como o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O painel foi desenvolvido pelo IBPT a pedido da ACSP, em abril de 2005.

O objetivo é informar aos contribuintes o quanto se paga de impostos no Brasil e, com isso, oferecer dados para avaliar se o montante realmente corresponde à qualidade e quantidade dos serviços oferecidos pelo poder público. Na versão online do Impostômetro (www.impostometro.com.br), é possível visualizar a arrecadação por segundo, minuto ou hora de todos os estados, municípios e da União.