Notícias

Dilma Rousseff assegura investimentos do PAC em Guarulhos

Guarulhos, 11 de fevereiro de 2009

O prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, reuniu-se na terça-feira, 10, com a ministra Dilma Rousseff, em Brasília. E a ministra da Casa Civil do governo Lula garantiu que não haverá contingenciamento dos recursos destinados às obras de saneamento básico. “Foi um encontro muito positivo. A ministra reforçou a importância dos investimentos em Guarulhos e se colocou à disposição para resolver qualquer pendência em torno do assunto”, afirmou o prefeito.

Nos próximos anos, o governo federal e a Prefeitura vão investir R$ 249,3 milhões em Guarulhos – uma parte dos recursos virá do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), com contrapartida do município. O dinheiro será utilizado para a construção de cinco estações de tratamento e redes coletoras, entre outras benfeitorias que permitirão tratar até 70% do esgoto coletado em quatro anos.

Almeida viajou a Brasília para participar do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, que está sendo realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Prefeitos de mais de 3,5 mil municípios do país participam do evento, que conta com a participação do presidente Lula e de vários ministros do governo federal.

Na tarde de terça, a ministra Dilma Rousseff recebeu os prefeitos do PT na sede do partido. “A Dilma defendeu a redução do spread bancário e dos juros como ações importantes para manter nossa economia forte”, destacou Almeida. Segundo ele, a ministra também cobrou dos prefeitos atenção para as boas oportunidades que poderão surgir em meio à turbulência, sobretudo nos mercados internacionais.

Dilma Rousseff também prometeu que o governo federal vai ampliar os investimentos na área de Habitação nos próximos anos. “Vamos concentrar esforços para trazer mais recursos para nossa cidade. O governo Lula tem sido muito generoso com Guarulhos, mas nós queremos mais investimentos ainda em saúde, meio ambiente, transportes e educação”, afirmou Almeida.

O prefeito viajou para Brasília acompanhado dos secretários Orlando Fantazzini (Habitação), Hélio Arantes (Cultura), Carlos Derman (Saúde) e Wagner Hosokawa (Assistência Social e Cidadania). “O encontro dos prefeitos é uma oportunidade única para conhecer e compartilhar novas experiências. Montamos uma força-tarefa para conhecer iniciativas e buscar novos recursos para a cidade”, disse o prefeito.