Notícias

Prefeitura abre inscrições para Cipa de 13 setores

Guarulhos, 02 de fevereiro de 2009

A partir desta segunda-feira, dia 2, até o dia 16 de fevereiro, a Prefeitura recebe inscrições de servidores interessados em participar, com mandato de um ano, da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) de 13 setores: Departamento de Transportes Internos, Secretaria de Transportes e Trânsito, Departamento de Serviços Funerários, Hospital Municipal da Criança (HMC), Hospital Municipal de Urgências (HMU),  Departamento de Obras de Administração Direta e Manutenção (DOADM), Divisão Técnica de Conservação e Edificação, Seção Técnica de Fabricação de Mobiliário Público (Pré-moldados), Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Zoológico Municipal, Secretaria de Segurança Pública e Secretaria de Administração e Modernização.

A inscrição é gratuita e deverá ser realizada por meio da Comissão Eleitoral de cada um desses locais, durante o expediente normal. Para integrar a Cipa o servidor deve ser lotado num desses setores, ser observador, ativo, paciente e persistente, pois a solução dos problemas nem sempre são de imediata e simples execução.

O cipeiro tem papel fundamental na prevenção de acidentes, segurança e proteção da saúde dos servidores nos seus locais de trabalho. Sua função consiste, basicamente, em observar detalhes do seu ambiente de trabalho que possam vir a trazer algum tipo de risco à saúde ou à integridade física dos servidores e eventuais frequentadores desses locais.

As eleições serão realizadas no dia 19 de fevereiro, no horário das 8h30 às 17 horas. Depois de eleito, o membro da Cipa passará por uma semana de treinamento (período de 23 a 27 de março). O curso com 20 horas de duração e ministrado por uma equipe do Serviço de Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) é obrigatório e ensinará noções de primeiros socorros, combate a incêndio, legislação de segurança, investigação de acidentes, entre outras.

A Prefeitura possui um total de 27 Cipas e no próximo semestre haverá a eleição para a renovação das demais. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2424-3685, com Franklyn.