Economia

Número de novas empresas aumentou 6,6% no 1º trimestre de 2017

As MEIs cresceram 12,3% no mesmo período, segundo Boa Vista SCPC

Guarulhos, 02 de maio de 2017

No 1º trimestre de 2017 o número de novas empresas cresceu 6,6% em relação ao mesmo período de 2016 (análise interanual), segundo levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), parceira da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos), com abrangência nacional. Em relação ao 4º trimestre de 2016 houve aumento de 29,2%.

Forma jurídica

Na análise por classificação de forma jurídica, as MEIs (Microempreendedor Individual) continuam com papel de destaque. Na análise interanual do 1º trimestre de 2017, as MEIs aumentaram 12,3% em relação ao ano passado. Na mesma base de comparação, as MEs (Microempresas) subiram 2,9% enquanto as demais formas jurídicas recuaram 31,3%, respectivamente. Já em termos de representatividade, as MEIs aumentaram para 74% das novas empresas, enquanto as MEs aumentaram 1,1 p.p. (totalizando 17,6% enquanto as demais categorias perderam representatividade em igual magnitude (alcançando 8,5%).

Para o presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque, o número de Microempreendedores Individuais aumentou porque muitas pessoas demitidas estão investindo o valor da rescisão em seus próprios negócios.  “Em um momento em que postos de trabalho são fechados, os brasileiros apostam no empreendedorismo para garantir o sustento. Então é normal que haja um crescimento na quantidade de microempreendedores individuais. E a nossa entidade sempre está de portas abertas para eles, oferecendo serviços e soluções comerciais capazes de alavancar os seus investimentos. Sabemos que é muito difícil empreender no País por causa da crise e do tempo de maturação de uma empresa,  que demora de dois a cinco anos. Isto quando não ela não fecha antes. Para evitar falências, a ACE-Guarulhos presta todo o tipo de apoio necessário ao empresariado da cidade”, destacou o dirigente.

Setores

Quando analisada a composição das novas empresas por setores, o levantamento da Boa Vista SCPC observou que o setor de Serviços perdeu um pouco da representatividade, passando de 56,6% no acumulado do 1º trimestre de 2016 para atuais 55,2%. O Comércio, por sua vez, voltou a ganhar espaço, ao passar de 32,4% para 34,6% do total.

Regiões

Centro-Oeste e Norte foram as regiões que mais obtiveram crescimento no número de novas empresas. No 1º trimestre de 2017 em comparação com de 2016, registraram alta de 12% e 9,9% respectivamente. As demais regiões apresentaram menores elevações no período: Sul (9,5%), Nordeste (3,8%) e Sudeste (5,4%). Ainda assim, em termos de representatividade, a região Sudeste e Sul foram as únicas a aumentar suas fatias frente ao número total brasileiro.

Metodologia

O levantamento trimestral é realizado pela Boa Vista SCPC a partir das novas empresas registradas na Receita Federal, considerando todo o território nacional.