Notícias

Franquia já prepara Dia das Mães, Natal…

Guarulhos, 13 de janeiro de 2009

Franqueados e franqueadores devem, logo neste mês de janeiro, começar a seguir um plano de marketing especialmente pensado para as datas comemorativas de 2009. Algumas redes que operam no sistema de franchising já estão em plena campanha, de olho nos apelos de consumo para o verão, no período da volta às aulas ou na proximidade do carnaval.

O primeiro mês do ano concentra cerca de 15 datas comemorativas, entre aproximadamente 200 celebradas ao longo do ano. “Algumas datas especiais, como o Natal, servem para praticamente todos os segmentos. Mas é importante que a empresa, ao montar o calendário de marketing, escolha aquelas que abram oportunidade para divulgar produtos ou serviços”, afirma o diretor da Rizzo Franchise, Marcus Rizzo, frisando que há diferenças nos mais variados segmentos de negócios.

De olho no Natal – De acordo com ele, há franqueadores que planejam desde já como será o marketing do próximo Natal. Para negócios com produtos dos segmentos de beleza e saúde, perfumaria e cosméticos, destaca Rizzo, o Natal e os dias das Mães e dos Namorados representam, em geral, 40% do volume anual de vendas. Esse dado reforça a importância de um bom planejamento de ações de marketing.

“As campanhas devem ser preparadas com antecedência, para que haja tempo de orientar as franquias”, afirma Rizzo. Existem ações, por exemplo, que exigem mudanças em vitrines, entrega e estoque adequado de produtos; se tudo não for feito de forma adequada, o dinheiro do fundo de propaganda pode ser gasto inutilmente.