Notícias

Saúde deve ser prioridade para próximo prefeito, dizem guarulhenses

Guarulhos, 24 de setembro de 2008

A urna eletrônica itinerante do SPTV, da Rede Globo, esteve em Guarulhos ontem, entre 7h e 17h, na praça Getúlio Vargas, no Centro, para registrar a opinião do guarulhense quanto ao “maior problema” da cidade. Com 47% dos votos, o tema que mais descontenta a população é a Saúde.

O município é o nono a escolher quais áreas devem ser prioridade do novo prefeito e também dos vereadores. Os eleitores tinham como opção sete áreas: saúde, transporte, moradia, educação, meio-ambiente, emprego e segurança.

Segunda maior cidade do Estado, com população de 1,3 milhão de pessoas e muitos problemas a serem resolvidos. Essa é a opinião da assistente social Afonsina Gomes Araújo, 54 anos, sobre os temas colocados em votação. “Eu gostaria de votar em vários deles, mas infelizmente não é possível”, disse. Na urna, Afonsina votou na Saúde e explicou que essa é uma área que necessita de atenção dos governantes. “A gente percebe que a saúde está um caos e isso é inaceitável! Não dependo da saúde pública, mas acompanho muitos idosos ao médico e não há um geriatra para atender essa população”, contou a assistente social.

Para a pensionista Rosalina Romano, 61, a saúde em Guarulhos também é o principal problema a ser resolvido na gestão do próximo prefeito, e não aponta como falha da Prefeitura a falta de postos de saúde, mas sim a falta de médicos e desqualificação dos funcionários. “Temos postos aos montes, mas não é isso que resolve. Precisamos contratar profissionais qualificados. E não falo só de médicos. Falo também das recepcionistas, faxineiras e outras que não sabem como tratar as pessoas nesses locais, onde nós vamos para procurar ajuda”, disse.

Outros problemas como meio-ambiente e moradia também foram votados na urna do SPTV. José Ednaldo Azevedo, 40, auxiliar de limpeza, elegeu moradia como prioridade a ser resolvida pelo sucessor de Elói Pietá. Ele justificou seu voto, dizendo que as pessoas de baixa renda enfrentam dificuldades para conquistar a casa própria. “Para alugar um quartinho, uma pessoa não desembolsa menos que R$ 200 e para comprar uma casinha então nem se fala. Eu acho que o governo municipal tinha que fazer um programa habitacional eficiente para atender essa população carente”, opinou Azevedo.

Segundo um funcionário da Rede Globo, que esteve ao lado da urna durante o período de votação, um grande número de guarulhenses compareceram à praça e registraram sua opinião. “Por muitas vezes durante o dia uma grande fila se formou para a votação”, garantiu. Os candidatos à Prefeitura de Guarulhos terão 30 segundos no Bom Dia São Paulo de hoje para apresentar propostas para a área da saúde, campeã na votação de ontem.