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Juros devem reprimir consumo

Guarulhos, 18 de julho de 2008

Após um forte movimento de expansão do crédito, principalmente para as camadas de menor poder aquisitivo, a intenção do Banco Central de aumentar os juros para conter a inflação pode reprimir o consumo. Essa é a análise do economista e superintendente institucional da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Marcel Domingos Solimeo.

Solimeo citou que o índice de confiança do consumidor não registrou alteração neste mês e as pesquisas de intenção de compras para o Dia dos Pais apontam cautela em relação aos gastos, pois os produtos líderes de intenção são vestuário e calçados.

Segundo o economista, à medida que o comércio reduzir o número de parcelas nos prazos de financiamento, consequência da alta de juros, o consumidor vai refrear a disposição de comprar. Apesar disso, ele lembrou que o crédito no Brasil representa 36% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto na Coréia atinge a marca de 100% e no Chile é de 82%. “Tem muito espaço para crescer”, avaliou.

Para o economista, o atual recrudescimento da inflação, com o aumento dos preços dos alimentos, está prejudicando o poder aquisitivo das classes C e D. A faixa de menor renda estava passando por um processo de elevação real de renda, e agora terá de reestruturar seu orçamento. “O varejo vai sentir o impacto da aceleração da taxa de juros só a partir do meio do próximo ano. No momento, não haverá queda de crescimento, mas uma desaceleração no ritmo”, disse.

Quanto à inadimplência, o economista não acredita em explosão. Ela passou de 5,4% em maio de 2007 para 5,7% em maio deste ano, índice considerado baixo.

Gestão –
Diante desse quadro, gerir bem o negócio e compreender os desejos e as necessidades dos consumidores tornaram-se estratégias fundamentais para enfrentar difi-culdades da conjuntura.

Para Adir Ribeiro, sócio-diretor do Grupo Cherto, que assessora franquias, o empreendedor comercial deve administrar e criar estratégias de ação que, ao mesmo tempo, antecipem dificuldades, resolvam desafios imediatos, como a gestão do dia-a-dia, e criem no ponto-de-venda uma conexão especial com os clientes.

Para alcançar esses objetivos, além de estar conectado com as novas tendências do mercado, o empreendedor deve treinar seus funcionários para fazer com que eles incorporem a cultura da empresa no dia-a-dia de trabalho.