Notícias

Treinamento orienta associados sobre negativação

Guarulhos, 18 de julho de 2008

Com objetivo de orientar os empreendedores associados quanto à inclusão dos “maus pagadores” no banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), a ACE-Guarulhos recebeu, em sua sede, um grupo de colaboradores de empresas associadas para o treinamento “Registre seu cliente inadimplente!”, ministrada pelo coordenador do departamento do SCPC, Claudio Mira Luz.


Claudio Mira Luz orienta associados sobre negativação

Luz esclareceu aos participantes que podem ser incluídos no banco de dados, dívidas referentes a contratos, títulos de crédito, duplicatas, notas promissórias e cheques (alíneas 12, 13 e 14) desde que exista um documento que comprove a dívida. Foram tratados, ainda, temas importantes, tais como: os motivos para devolução de cheques e o Código de Defesa do Consumidor.

“O medo de processos judiciais acaba levando muitos associados à não incluírem os inadimplentes em nosso banco de dados, com este treinamento esperamos tirar este tipo de dúvida, além de mostrar que somente com a negativação os empreendedores podem recuperar o dinheiro perdido”, disse Claudio Mira Luz.