Notícias

Correios: já dá para exportar mais

Guarulhos, 08 de julho de 2008

Micros, pequenas e médias empresas ganham mais força na exportação. O Exporta Fácil, um conjunto de serviços oferecidos pelos Correios, aumentou o valor máximo de exportação de U$ 20 mil para U$ 50 mil. A expectativa é de que o volume de produtos exportados aumente bastante.

Sem falar em números, o assessor técnico da diretoria dos Correios, Anísio de Melo e Silva, disse que a expectativa de aumento nas exportações é grande, mas está atrelada à desvalorização do dólar. “As pequenas e médias empresas têm uma perda média de 22% por ano por causa da desvalorização do dólar”, comentou.

Para o diretor da SP Chamber da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Gilberto Kfouri, o aumento no valor deverá incrementar o volume de exportação. “É uma facilidade para ajudar os micros e pequenos empresários a vender mais para o exterior”, disse.  

O serviço tem cinco categorias, de acordo com a urgência da exportação: o Sedex Mundi (entrega garantida em 1, 2, 3 ou 4 dias úteis); Expressa (EMS) (entrega estimada de 3 a 7 dias úteis); Mercadoria Econômica (entrega estimada de 14 a 30 dias úteis); Leve Prioritária (entrega estimada de 4 a 13 dias úteis); e Leve Econômica (entrega estimada de 14 a 30 dias úteis).

Os prazos variam de acordo com a origem e o destino das remessas e podem ser, assim como os valores, calculados no site dos Correios. Uma remessa de 10 quilos, por exemplo, de São Paulo (capital) para os Estados Unidos custa R$ 251 na categoria SEM, com entrega em 2 a 3 dias úteis; e R$ 154 na categoria Econômica, com entrega de 12 a 18 dias úteis. O peso máximo por caixa é de 30 quilos; e a altura máxima é de 1,5 metro.

Facilidade – A operação do Exporta Fácil é bem simples, e pode ser feita em qualquer agência dos Correios ou ainda por meio do site http://www.correios.com.br . Basta preencher um formulário, auto-explicativo, e fazer a postagem na agência. A remessa é coberta por seguro automático gratuito.