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Comércio se expande, mas inadimplência também cresce

Guarulhos, 03 de junho de 2008

As vendas do varejo paulistano aumentaram 4,3% em maio ante igual período do ano passado, impulsionadas principalmente pelos presentes do Dia das Mães e pelas coleções de outono-inverno, que já enfeitam as vitrines da cidade. Casacos, blusas de lã e botas foram as principais opções de compra do consumidor, mas produtos de maior valor agregado, como eletroeletrônicos e celulares, também contribuíram para o bom desempenho.

O principal medidor das compras no crediário, o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), revelou expansão de 4,8% nas vendas a prazo nesse período. Já as consultas ao SCPC Cheque, que mostram o ritmo dos negócios à vista, aumentaram 3,8%. “Os números positivos resultam da temperatura, que caiu bastante nos últimos dias”, disse o economista do Instituto de Economia Gastão Vidigal, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Emílio Alfieri. Segundo ele, no acumulado de janeiro a maio, o crescimento das vendas atingiu 7,2%.

Cautela – O levantamento da ACSP traz ainda um sinal de alerta aos comerciantes, pois mostra que os registros recebidos no cadastro de inadimplentes do SCPC (dívidas incluídas) aumentaram 11,5% e os registros cancelados (dívidas excluídas), 6,9% no período. Alencar Burti, presidente da entidade, explica que o resultado aponta para um crescimento forte em maio, sinalizando que é preciso maior cautela na concessão do crédito.

“Diante desse cenário e da promessa do governo de aumentar o superávit fiscal, esperamos que o Comitê de Política Monetária (Copom) modere sua política de elevação da taxa básica de juros (Selic), cujo efeito parece que já começou a ser sentido pelo varejo.”

Apesar disso, para Burti, o comércio deve repetir os bons resultados em junho. “O frio impulsionou o aumento nas vendas de vestuário e a aproximação do Dia dos Namorados vai colaborar ainda mais.”

É o que espera a gerente da Razon Jeans, Andréia Petreca. Localizada na tradicional rua de comércio João Cachoeira, no Itaim Bibi, a loja já exibe casacos de lã e sobretudos na vitrine para atrair o consumidor. “Fechamos o mês de maio com 9% de crescimento em relação a igual período do ano passado. O desempenho no Dia das Mães foi bom, mas as vendas só ganham destaque mesmo com o frio”, disse.

Os lojistas do Shopping D, na zona norte da capital, também contabilizam bons resultados em maio. De acordo com o caixa da loja Fredy, Jairo Tavares, as vendas aumentaram 4% no período e estão dentro das expectativas da Associação Comercial de São Paulo.

Já o diretor da Bellphera, especializada em moda feminina para senhoras, se surpreendeu com o resultado. “Por causa do Dia das Mães, nossa melhor data no calendário, ven-demos 36% a mais em relação ao ano passado”. Segundo ele, enquanto o tíquete médio no verão é de R$ 75, no inverno, esse valor sobe para R$ 120.