Notícias

Diretor da ACE conta como surgiu o Fórum Empresarial

Guarulhos, 05 de junho de 2008

Em entrevista ao Guarulhos Hoje e a ACE-Guarulhos, o empresário e diretor cultural da entidade, Rodrigo Barros, fala como surgiu a idéia de organizar o Fórum Empresarial de Guarulhos, que conta com o apoio da entidade.


Rodrigo Barros, idealizador do fórum

Guarulhos Hoje – Como surgiu o Fórum Empresarial de Guarulhos? 

Rodrigo Barros – Há algum tempo já percebia a ausência e a necessidade de debater temas relevantes, porém, buscando soluções regionais. Além disso, percebia que os eventos não reuniam todas as classes em um mesmo debate. Foi assim que decidi criar o Fórum Empresarial de Guarulhos.

GH – Nessas edições já realizadas, quais evoluções foram notadas? 

RB – As pessoas estão freqüentando o evento não somente por ser um encontro social e sim, pelo debate, porque sabem da importância que ele tem para o desenvolvimento da cidade. A cada edição, percebemos isso com mais clareza. Acredito que essa evolução faz toda a diferença para atingirmos um dos nossos objetivos que é influenciar positivamente no progresso de Guarulhos.

GH –
Você acredita que é possível aplicar de forma prática as sugestões do Fórum?

RB – Sim, o Fórum além de levantar o debate, irá acompanhar as ações que estão sendo executadas pelos presentes no evento, procurando manter contato com as entidades, os órgãos públicos e o próprio empresário.  GH – Já há algum resultado prático, fruto dessas discussões? RB – Na primeira edição do Fórum, falou-se muito em privatização. Já ouvimos falar da repercussão acerca desse debate, além disso, o próprio Eduardo Xavier Ballarin, superintendente da Infraero, escreveu um artigo que será publicado na revista Segredo do Sucesso, falando a respeito da privatização – parcial – da Infraero. E no Fórum, já havíamos levantado essa possibilidade. Já na segunda edição, quando debatemos infra-estrutura, o secretário dos transportes do estado de São Paulo, Mauro Guilherme Jardim Arce, recebeu uma carta sobre o Rodoanel, e nós, havíamos discutido o assunto no Fórum. Esses fatos provam que estamos mobilizando as pessoas de alguma forma. 

GH – Qual será o tema do próximo fórum?

RB – O tema será globalização. Guarulhos tem como principal qualidade sua logística, temos que aproveitar essa característica e explorar a globalização para fomentar o desenvolvimento da cidade, através das empresas que prestam serviços de transporte, importação e exportação, como é o caso da MC Aduaneira, empresa patrocinadora do Fórum.