Notícias

CTMO e PNQ formam juntos mais de 1.200 alunos

Guarulhos, 22 de abril de 2008

Foi realizado hoje, das 9h às 13h, no Centro Municipal de Educação Adamastor, no Macedo, a cerimônia de formatura de 754 alunos do Centro de Treinamento de Mão-de-Obra (CTMO). Já às 19h será a vez dos 540 formandos do Plano Nacional de Qualificação (PNQ). Todos receberão o certificado de conclusão dos cursos profissionalizantes promovidos pela Secretaria do Trabalho. O evento contará com a presença de representantes do poder público.

Entre os cursos mais freqüentados do CTMO, destacam-se os de Cabeleireiro, Controle de Medidas, Corte e Costura Básico, Costura Industrial, Informática Básica, Instalação Elétrica de Baixa Tensão, Mecânica Automotiva Básica e Operador de Telemarketing.

Já no PNQ, os mais procurados foram Logística, Informática Básica e Avançada, Estética e Imagem Pessoal, Instalação Elétrica de Autos, Comando Numérico Computadorizado, Tornearia, Técnica de Vendas, Auxiliar Administrativo.

Para freqüentar os cursos, os alunos precisam preencher alguns requisitos. A seleção dos participantes, por exemplo, leva em consideração uma análise socioeconômica que prioriza arrimos de família e desempregados há mais tempo.

Os cursos são coordenados pelo CTMO e o conteúdo inclui a discussão sobre economia solidária, visando fornecer conhecimento para que os alunos possam gerar sua própria renda, seja por constituição de cooperativas,associações ou grupos de trabalho.