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Comércio deve vender 10% mais

Guarulhos, 18 de abril de 2008

O feriado da Semana Santa mexeu com o resultado da pesquisa de indicadores econômicos realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). De acordo com o economista do Instituto de Economia Gastão Vidigal da entidade, Emilio Alfieri, as consultas ao SCPC (que medem as vendas a prazo) cresceram 21,8% na primeira quinzena de abril em relação ao mesmo período de 2007. Comparado aos primeiros 15 dias de março, o aumento foi de 0,6%.

As consultas ao SCPC Cheque (termômetro das vendas à vista) tiveram alta de 18,9% entre as primeiras quinzenas de abril de 2007 e 2008 e 3,3% entre abril e março de 2008. “Na primeira quinzena de abril, houve 13 dias úteis. Em igual período do ano anterior, foram 11. Isso afetou o resultado. O mês deverá fechar com crescimento de 10% nas vendas”, disse Alfieri. Segundo ele, o acumulado de janeiro até os primeiros 15 dias de abril é de alta de 8,4% no SCPC e de 8,2% no SCPC Cheque. Alfieri afirmou que os 3,3% registrados entre as primeiras quinzenas de abril e março indicam que o frio já favoreceu os negócios.

De acordo com a secretária executiva da Câmara de Dirigentes Lojistas do Bom Retiro (CDL), Kelly Cristina Lopes, as vendas, na primeira quinzena de abril, em relação a igual período do ano passado, registraram aumento de 3%. “O índice está dentro da expectativa dos comerciantes, que poderia ficar entre 3% e 5%. Mas se o frio aumentar, os números podem ser melhores.” Segundo ela, o faturamento pode crescer 10% no Dia das Mães, em relação à data de 2007.