Notícias

Prefeitura muda paradas de ônibus na região central

Guarulhos, 14 de abril de 2008

A Prefeitura promoveu neste sábado, dia 12, mudanças nos pontos de parada de ônibus na região central da cidade. O objetivo é permitir uma melhor fluidez do trânsito, diminuindo a concentração de veículos e de passageiros nas plataformas de embarque e desembarque. As alterações acontecerão nas praças dos Estudantes e  John Kennedy, e nas ruas Capitão Gabriel com rua Nove de Julho (próximo ao Fórum), Padre Celestino e Harry Simonsen.

Na praça dos Estudantes foi criado um novo ponto de ônibus, a cerca de 20 metros do já existente, permitindo um melhor escoamento do tráfego da avenida Timóteo Penteado e do cruzamento com a avenida Mãe dos Homens. 

Na praça Kennedy foi estabelecida uma nova parada na rua José Maurício, para os ônibus intermunicipais. Nos outros dois pontos, foi feita uma divisão mais equilibrada na quantidade de linhas que utilizam as duas baías, em relação ao número de viagens hora/pico.

No ponto da rua Capitão Gabriel, só vão poder parar os ônibus que se dirigem para as regiões do Itapegica, do Bom Clima e do Cabuçu. Na rua Padre Celestino, também foi criado um novo ponto de parada para linhas intermunicipais, ficando o já existente para os municipais.

Na Harry Simonsen, os intermunicipais foram deslocados para as ruas José Triglia e Castro Alves e criadas duas paradas para atendê-los exclusivamente.

Segundo a diretora da Secretaria de Transportes e Trânsito, Cristina Maria Afonso, as alterações foram analisadas levando-se em conta critérios de destino e demanda das linhas de ônibus e trechos das vans de lotação, que farão a mesma parada que os coletivos. “Cada lotação deverá atender os pontos que a linha de ônibus correspondente atende. Por exemplo, a linha de ônibus 291-Vila Any pára na baia externa da Praça Kennedy e, portanto, o trecho de lotação 39-Vila Any também deverá parar no mesmo ponto, oferecendo ao usuário a opção de escolha do sistema”, afirmou.

Ela também informou que nos locais de mudanças os usuários receberão um folder explicativo com todas as alterações. Além disso, em caso de dúvida o telefone 6475-6996 está à disposição para atender os interessados. Bem como o site: faleconosco@guarulhos.sp.gov.br. “Independente das mudanças, continua valendo a integração tarifária, onde o usuário paga meia tarifa na segunda viagem”, destacou.