Notícias

Reforço na prevenção reduz casos de dengue

Guarulhos, 11 de abril de 2008

Nos 645 municípios, 800 funcionários da Sucen e 20 mil das prefeituras atuaram na Semana de Mobilização Social contra a Dengue. Em 2007, o dia 31 de Março foi o Dia D de combate ao mosquito. Neste ano, os órgãos reforçaram a prevenção durante uma semana. 

O pesquisador científico da Sucen, Ricardo Ciaravolo, compara o aumento de casos de dengue registrados no Estado nos últimos anos. Em 2005, houve 5.433 ocorrências. No ano seguinte 50.019, e em 2007 foram 99.212. Apesar dos dados preocupantes, números recentes mostram resultados positivos: redução de 97,1% de casos, comparando-se janeiro a março de 2008 (1.297 ocorrências) com o primeiro trimestre de 2007 (44.760). Em 2007, registrou-se dengue em 291 municípios; neste ano, em 124.

Até os primeiros dias de abril, a Secretaria de Estado da Saúde informou a ocorrência de um óbito, por complicação hepática. Entre os motivos para a baixa de casos em 2008, Ciaravolo revela que no ano passado a Sucen contratou 110 funcionários e criou o Esquadrão Antidengue. Além disso, ele acredita no maior envolvimento da população. A equipe do Esquadrão dispõe de um engenheiro, 90 desinsetizadores, 20 motoristas, nove oficiais administrativos e atende dez regionais espalhadas pelo Estado. 

Alerta – Para diminuir ainda mais a ocorrência de dengue, o pesquisador orienta o cidadão a vistoriar sua residência toda semana, identificar possíveis criadouros e prevenir-se o ano inteiro e não apenas no verão. Ele diz que é necessária, também, a discussão do tema na sociedade e no local de trabalho.

“Ao menor sinal de sintomas da dengue, procure a unidade de saúde mais próxima. O agravamento sem assistência médica gera dengue hemorrágica e possível morte”, alerta. Febre, dor de cabeça, mal-estar, fraqueza, dor muscular são as queixas mais freqüentes. Após o registro da doença nos órgãos de saúde, técnicos da prefeitura ou da Sucen seguem para os arredores do local afetado para detectar os focos de criadouros, pulverizar inseticidas e orientar os moradores.        

A Sucen oferece aos municípios paulistas assessoria e assistência técnica sobre dengue. O subsídio garante que cada cidade faça campanhas e ações educativas, de acordo com as necessidades locais.