Notícias

Casos de dengue despencam 97% em São Paulo

Guarulhos, 31 de março de 2008

São Paulo conseguiu reduzir em 97,1% o número de casos de dengue no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Balanço da Secretaria Estadual da Saúde aponta que de janeiro a março de 2008 foram confirmados 1.297 casos da doença no Estado. No mesmo período de 2007 houve 44.760 casos.

Para lembrar que o controle a dengue deve ser feito durante todo o ano e não apenas nos meses mais quentes, a Secretaria programou entre os dias 31 de março a 4 de abril a Semana de Mobilização Social contra a Dengue. A abertura da mobilização, que será feita com cerca de 20 mil agentes em todo o Estado, acontece na capital, na segunda-feira, 31, com a presença do secretário Estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, às 11 horas, no bairro de Perus. Durante a ação, agentes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) farão visitas casa-a-casa no bairro.

Os casos registrados no primeiro trimestre do ano passado corresponderam a quase a metade de todas as notificações da doença durante 2007, quando foram apontados 90.212 casos de dengue  em São Paulo.

Além da queda de número de casos, em 2008 um número menor de municípios registrou casos da doença. Foram 124 municípios neste ano contra 291 no mesmo período de 2007.

Entre as razões apontadas para a queda estão ações efetivas de prevenção pelos municípios e Estado e uma maior mobilização da população para evitar criadouros da doença.

A Secretaria investiu cerca de R$ 40 milhões em ações preventivas e de combate ao mosquito em 2007. Além da criação do Esquadrão Anti-dengue, um grupo de elite da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) preparado para ações emergenciais em municípios tidos como prioritários, a Saúde estadual criou a Operação Pente Fino.

Cerca de 80 municípios que formavam, naquele período, o epicentro da dengue no Estado, receberam a visita dos técnicos da Sucen e auxilio para controlar a doença.

Um efetivo de 110 profissionais, dos quais 90 desinsetizadores, passaram a integrar o quadro fixo da Sucen, que também disponibilizou equipamentos de combate à dengue, incluindo 30 novos carros e 30 borrifadores (atomizadores costais), adquiridos pela pasta especialmente para esta operação.

Mesmo com a queda do número de casos de dengue em  2008, a Secretaria alerta para o combate incessante ao mosquito Aedes aegypti. “O verão acabou, mas os cuidados contra a dengue não podem cessar. A população precisa continuar alerta, ajudando no combate à doença, como já vem fazendo”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A abertura da Semana de Mobilização Social contra a Dengue acontece às 11 horas, na rua George Sarmento, no bairro de Perus, na capital.