Notícias

Projeto da Guarda Municipal ensina alunos a evitar drogas

Guarulhos, 17 de março de 2008

Cerca de 2.500 alunos da rede municipal de Educação das regiões do Pimentas e Cumbica deverão receber, até o mês de julho, aulas, noções e dicas sobre procedimentos a tomar para evitar o assédio de usuários e traficantes de drogas.

A previsão é do guarda municipal Tomáz Roberto Oscar, coordenador do Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas (Guard), da Secretaria para Assuntos de Segurança Pública de Guarulhos, que cumpre extensa agenda de reuniões com os pais dos alunos para apresentação do projeto. “Nesta etapa inicial, vamos primeiro conscientizar os pais sobre os perigos desta ameaça, para depois ministrar as aulas à garotada”, destacou.

As aulas do Guard nas escolas das duas regiões integram o Programa Sementinha, para alunos da rede municipal na faixa de 9 a 11 anos, desenvolvido pelas secretarias de Segurança e da Educação. A primeira participa com monitores e a segunda, com material didático.

O Programa Sementinha formou 1.300 alunos no ano passado. Em 2008, a previsão é atender 7 mil crianças, 2.500 já no primeiro semestre. A grade curricular do curso inclui palestras eum teatrinho de fantoches para mostrar às crianças os “perigos” do uso indevido das drogas, as implicações no âmbito familiar e social, além das conseqüências legais e, principalmente, para a saúde dos dependentes.

O primeiro curso do Guard foi ministrado no final de 2006 para filhos dos guardas municipais. Desde então, outras crianças de comunidades e estudantes já foram atendidos pelo projeto, que é desenvolvido pelo Departamento de Ensino da GCM, órgão da Secretaria de Assuntos para Segurança Pública de Guarulhos.

Mais informações pelo telefone 6447-2345.