Notícias

Prefeitura e Casa Brasil oferecem cursos de informática

Guarulhos, 10 de março de 2008

Adolescentes de Guarulhos acabam de ganhar a chance de ingressar em mais um curso profissionalizante gratuito apoiado pela Prefeitura. Será inaugurado neste domingo, dia 09, na Casa Brasil (Estrada do Mato das Cobras s/n, bairro da Ponte Alta, distrito de Bonsucesso), o laboratório de informática da entidade. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Relações do Trabalho.

O curso tem a duração de quatro meses, com direito a certificado. Há 80 vagas, que serão divididas em quatro turmas de 20 pessoas, que receberão duas aulas semanais. Os interessados devem fazer a inscrição na sede da entidade, nos dias 19 e 20, das 9h às 17h, munidos de RG e comprovante de residência. A idade mínima exigida é 14 anos.

 

A principal meta do curso é transformar os alunos em especialistas em montagem e manutenção de computadores. Um detalhe importante: o curso dará ênfase também à chamada “meta-reciclagem”. Trata-se de um método moderno e inteligente de lidar com o lixo eletrônico, um dos grandes problemas da sociedade moderna que, além de causar sérios danos à natureza, também pode provocar doenças nos seres humanos. A proposta é usar a criatividade e transformar esse lixo em objetos úteis, como capas de agendas, cadernos, bijuteria e até mesmo em artesanatos.

A Prefeitura participou da implementação do curso, fornecendo equipamentos, móveis e técnicos que acompanharam o processo de instalação das salas, além de ter cedido um professor para ministrar as aulas.

Casa Brasil

A Casa Brasil é um projeto do Governo Federal que tem como principal objetivo reduzir a desigualdade social em regiões de baixo índice de desenvolvimento humano (IDH), levando para estes locais um espaço que privilegia a formação e a capacitação em tecnologia aliada à cultura, arte, entretenimento e participação popular, com forte apoio à produção cultural local.

A iniciativa não oferece apenas computadores e conectividade, mas permite que a comunidade se aproprie da unidade, transformando-a em um espelho cultural do local em que foi implementada, concedendo também aos cidadãos a liberdade de decidir os rumos das atividades e capacitações que são oferecidas aos freqüentadores.