Notícias

Cresce 45% procura por atestado de antecedentes via Internet

Guarulhos, 28 de fevereiro de 2008

O sistema que possibilita a retirada pela internet do Atestado de Antecedentes Criminais registrou, no ano de 2007, um aumento de 45,5% em relação ao ano anterior, na emissão dos documentos. O serviço oferecido pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, em parceria com a Prodesp (Processamento de Dados do Estado de São Paulo), permite a emissão do certificado em menos de dois minutos.

O programa que foi implantado em 2006 atendeu, logo no primeiro ano, 3.479.092 solicitações online de cidadãos de todo o Estado. Nesse mesmo ano, 1.614.608 atestados foram emitidos presencialmente, isto é, com a presença das pessoas nos postos do Poupatempo, do CIC (Centro de Integração e Cidadania) ou em delegacias.

No ano passado, os documentos retirados de forma presencial, no IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), caíram para 833.307, em função do aumento das solicitações via internet (5.069.899). Para retirar os atestados nos postos basta levar o R.G. e, em menos de dois minutos o documento é impresso. Caso o R.G. seja de outro Estado, o prazo para ter o atestado em mãos varia de 8 a 13 dias, pois é realizada uma busca de identificação fora de São Paulo. Na Capital o documento é emitido pelos postos do Poupatempo e do CIC, já nas cidades do interior as delegacias ainda fazem esse serviço.