Notícias

Há produção. Faltam consumidores

Guarulhos, 18 de fevereiro de 2008

O Brasil é o sexto maior produtor de orgânicos do mundo, mas está muito distante dos países que encabeçam a lista dos maiores consumidores. Por esse motivo, segundo o coordenador do Projeto Organics Brasil, Ming Liu, entre 60% e 70% da produção nacional são destinados ao exterior. “Embora muitas empresas desenvolvam o próprio produto, o Brasil, que é um país orgânico por natureza, se tornou um dos principais fornecedores de matéria-prima orgânica”, afirma Liu.

Um desses é a Beraca, que distribui sua matéria-prima, principalmente óleos para cosméticos, para 40 países. Segundo o diretor de negócios da empresa, Filipe Sabará, nesta edição da Biofach, a empresa vai divulgar a linha Rain Forest Specialties, composta por manteigas de murumuru, de cupuaçu e óleos de buriti, açaí, castanha-do-pará e andiroba. E também por uma linha de esfoliantes naturais produzidos a partir da massa vegetal extraída dos óleos. “Queremos divulgar nossa linha de produtos naturais e orgânicos, pois esse mercado cresce exponencialmente, e a Biofach é uma das principais vitrines”, diz.

O mercado mundial de orgânicos movimenta US$ 45 bilhões anuais. No Brasil, as atuais 54 empresas do projeto somaram US$ 21 milhões em exportações no ano passado.

Segundo Liu, a previsão é chegar a 60 empresas associadas e movimentar US$ 28 milhões em 2008. Ele acredita que a regulamentação da cadeia de orgânicos, que saiu no final do ano passado, por meio da Lei nº 10.831, deverá ajudar a alcançar esses objetivos, pois deverá beneficiar os 15 mil produtores brasileiros.