Notícias

Pesquisa aponta que Guarulhos cresce acima da média nacional

Guarulhos, 08 de fevereiro de 2008

Um levantamento feito recentemente pela Agende (Agência de Desenvolvimento de Guarulhos) revela um crescimento real acumulado de 13,3% no Produto Interno Bruto (PIB) da cidade, entre 2002 e 2005. O valor está acima da média nacional, que foi de 10%. Em 2004 e 2005, de acordo com o órgão, o município cresceu mais de 9% ao ano.

A pesquisa tem como base a nova metodologia de cálculo das contas nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a Agende, o resultado obtido por Guarulhos é conseqüência do desempenho do setor industrial, que coloca o município na 5ª posição no ranking fabril brasileiro — está atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Campos de Goytacazes e Manaus.

Para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), o bom desempenho do PIB do município se deve porque parte da economia industrial de Guarulhos já está inserida no mercado global. Prova disso é que a balança comercial da cidade apresenta resultados positivos todos os meses, segundo o Ministério de Desenvolvimento de Indústria e Comércio.

Outro dado importante apontado pela SDE é que, apesar da cidade ter uma economia bem diversificada, alguns setores se destacam de uma forma mais marcante, como as indústrias farmacêutica, de logística e de autopeças. Vale lembrar, ainda, queas principais empresas instaladas na cidade exportam para mais de cem países. A Secretaria ressalta também que, nos últimos anos, o poder público vem oferecendo cada vez mais apoio aos empreendedores, com iniciativas como o Fácil Empresarial, lei de incentivo fiscal, entre outras.