Notícias

Usuários da saúde ganham guia com orientações sobre serviços

Guarulhos, 24 de janeiro de 2008

Os usuários da rede municipal de Saúde agora terão um manual com orientações sobre todos os serviços do Sistema Único de Saúde disponíveis na cidade, com telefone, endereço, horário de funcionamento e dicas úteis. Foi lançado na terça-feira, 22, no Centro Municipal de Educação Adamastor (Macedo), durante solenidade de posse dos 840 conselheiros gestores das Unidades Básicas de Saúde, o Guia da Saúde Pública de Guarulhos, com tiragem de 50 mil exemplares.

O guia, que tem 166 páginas, é um manual completo com informações de toda a rede de saúde vinculada ao SUS (Sistema Único de Saúde), tanto municipal e estadual, quanto particular, que atende através de convênios com o poder público. Na publicação, as pessoas poderão encontrar os serviços distribuídos em cada região do município e obter orientações sobre como marcar consultas, qual o lugar certo a procurar para cada tipo de situação e como proceder em casos de emergência.

O manual contém também informações de todas as especialidades médicas disponíveis e de como ter acesso a elas, bem como da lista dos remédios fornecidos gratuitamente pela Prefeitura, o que é preciso fazer para ter acesso a eles e onde encontrá-los. Para o prefeito Elói Pietá, o guia desempenhará “um papel muito importante” para quem usa a rede pública de Saúde. O mesmo disse o secretário de Saúde, Paulo Capucci: “esse guia irá orientar o usuário sobre os serviços aos quais ele tem direito, facilitando o acesso à assistência”.

Somente na terça-feira, 22, foram distribuídos mais de mil exemplares do guia durante a posse dos conselheiros gestores. Dos 840 empossados, 650 foram eleitos pela comunidade, sendo que 414 deles são usuários do SUS. Os demais são trabalhadores da área e gestores indicados pela Secretaria Municipal de Saúde. Além de fiscalizar e ajudar a construir a política do setor, os eleitos também funcionam como uma ponte entre a comunidade e o poder público. Até o final de fevereiro, deverão ser concluídas as eleições para compor os conselhos gestores dos hospitais, ambulatórios de especialidades e policlínicas (antigos prontos-atendimentos).