Notícias

Comissão buscará solução para Varejão do Cecap

Guarulhos, 01 de julho de 2010

Feirantes, Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), Sindicato dos Feirantes de Guarulhos e representantes dos moradores do Parque Cecap resolveram se unir e formaram na última terça-feira, 29 de junho, na Casa do Empreendedor – sede da ACE – uma comissão para discutir com a administração municipal e Governo do Estado uma solução para o problema envolvendo a construção de um terminal de ônibus no Varejão do Cecap.


Vereadores, ACE e representantes dos feirantes buscam juntos uma solução para o Varejão

A comissão terá o apoio dos vereadores Geraldo Celestino (PSDB) e Luiza Cordeiro (PCdoB), que são moradores do Parque Cecap. Os parlamentares entraram em acordo na reunião e estabeleceram que cada um ficará com a responsabilidade de promover um encontro com a administração municipal e com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).
 
Celestino garantiu que irá confirmar o encontro com a EMTU ainda está semana. Já o prefeito Sebastião Almeida (PT), que havia confirmado presença na reunião, confirmou por telefone a Luiza Cordeiro que receberá a comissão.
 
Embate – Antes de selarem o acordo, o embate entre os vereadores que representam a região foi inevitável. O tucano criticou duramente a Prefeitura de Guarulhos e disse que não custa nada para o município investir num novo local para os feirantes. “Defendo o novo equipamento e a população de Guarulhos, mas a situação foi mal conduzida pela Prefeitura e pelo Secretário de Transporte e Trânsito, José Evaldo Gonçalo”, criticou.
 
Já Luiz Cordeiro, que faz parte da base governista, disse achar muito estranho uma empresa estadual, que tem um inquilino, não avisar o início das obras. A vereadora sugeriu, no entanto, que todo o problema só aconteceu por conta da visita a Guarulhos do candidato do PSDB à presidência, José Serra. “Podemos entrar com uma ação judicial para garantir o direito dos feirantes. Qualquer juiz sensato dará ganho de causa”, afirmou.
 
Coordenação – Os feirantes que compareceram ao encontro aprovaram, ainda, que os encontros sejam coordenados pela ACE-Guarulhos e Sindicato dos Feirantes.
 
O diretor de restaurantes e similares da ACE, Fernando Coelho, que vem participando ativamente das discussões, reafirmou a postura da entidade em defender os direitos dos empreendedores e garantiu que a Casa do Empreendedor é um lugar neutro para a realização dos encontros. “Temos um problema em comum e, por isso, precisamos unir nossas forças para termos maior representatividade”, disse.


Feirantes compareceram em peso a reunião

A reunião contou, ainda, com a presença do secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano, Rodolfo Ribeiro, com o diretor do departamento de Controle Urbano, Sidnei Beltran, e Hélio Massaki, do Sindicato dos Feirantes.

Integrantes da Comissão

Fernando Coelho (ACE-Guarulhos)
Lucia Prioli (Feirante)
Hélio Massaki (Sindicato dos Feirantes)
Francisco Marinho (representante dos moradores do Parque Cecap)
Paulo Takashi Kanashiro (Feirante)
Fernando Sarilho (Morador do Parque Cecap)
Luiza Cordeiro (vereador)
Geraldo Celestino (vereador)