Notícias

Prefeitura e entidades propõem projeto de geração de renda

Guarulhos, 26 de novembro de 2007

A Prefeitura de Guarulhos e representantes da sociedade civil realizam na próxima quarta-feira, dia 28, às 9h, no Auditório do Paço Municipal, uma assembléia para a criação de uma entidade não-governamental voltada à geração de renda. Segundo a Secretaria de Relações do Trabalho, que comanda o projeto, a instituição, formada por pessoas jurídicas de reconhecida idoneidade, administrará um serviço de micro-crédito destinado a conceder empréstimo a pequenos empreendedores, principalmente mulheres.

Serão priorizados grupos solidários, o que permitirá o acesso ao crédito a pessoas com restrição cadastral, desde que eles se responsabilizem por eventual inadimplência. Na ocasião, também acontecerão a aprovação do estatuto social e a eleição da diretoria executiva, conselho fiscal e conselho deliberativo.

“Esta proposta nasceu da participação da Prefeitura de Guarulhos, de julho de 2005 a junho de 2007, em um projeto internacional de crédito chamado Rede 12 – URB-AL, juntamente com outras cinco cidades da Europa e da América Latina, e vem sendo discutida nos últimos três meses com diversas entidades da sociedade civil”, explica a secretária de Relações do Trabalho, Maria Helena Gonçalves.

Maria Helena argumenta também que os estudos e intercâmbios propiciados pelo projeto URB-AL, assim como a constatação da existência em Guarulhos de um grande número de mulheres empreendedoras – em muitos casos, arrimo de família –, demonstram que uma iniciativa como esta poderá auxiliar na melhoria das condições de vida de famílias que se encontram em situações muito precárias.

Para se ter uma idéia, as mulheres representam apenas 37% do mercado formal no município, o que resulta em um grande número de trabalhadoras atuando na informalidade. A expectativa é que o projeto ajude a reverter este quadro.

Outra condição proposta para esse modelo de micro-crédito é a sua articulação com serviços financeiros, tais como formação em gestão de negócios, aperfeiçoamento técnico e até programas de saúde, que possam contribuir para a superação de obstáculos ao desenvolvimento de uma iniciativade geração de renda.