Notícias

Fórum de Segurança quer combater pirataria

Guarulhos, 19 de outubro de 2007

A replica do filme brasileiro Tropa de Elite, que invadiu as ruas de todo Brasil por meio do comércio irregular, reacendeu no país as discussões em torno da pirataria. O debate não poderia ser diferente na reunião de outubro do Fórum de Segurança realizado na sede da OAB-Guarulhos.

Entre os presentes representantes da Prefeitura de Guarulhos, OAB, Polícia Militar e Rodoviária Federal, Guarda Civil Municipal (GCM), Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) e Associação de vídeos locadoras da cidade.

“O combate a pirataria é assunto em debate há muito no país e a ACE-Guarulhos resolveu entrar na briga, após sermos procurados pelos representantes das vídeos locadoras que queriam nosso apoio. O segmento se organizou, realizou manifestação na cidade e os resultados de tanta indignação já começam a aparecer”, disse Wilson Lourenço, presidente da ACE-Guarulhos.

Policiais Militares presentes a reunião divulgaram os números da operação contra pirataria, em parceria com a Prefeitura de Guarulhos. Já foram apreendidos, até o momento, mais de 10.500 CDs e DVDs piratas que eram vendidos no centro de Guarulhos. No entanto, a PM jogou a responsabilidade em fiscalização no colo da prefeitura.

“O combate à pirataria é da prefeitura, se ocorre omissão, a culpa é do município. A prefeitura tem seus fiscais e a PM, como é de praxe, apóia qualquer tipo de operação”, falou o Sub Comandante do 15º BPM, major Cesário Lange.

A OAB-Guarulhos se responsabilizou pela criação de um panfleto para orientar a população quanto a pirataria. O modelo será apresentado na próxima reunião em 7 de novembro.